Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

domingo, 29 de Abril de 2012

Parabéns Chefe Marco Gomes


O Restaurante FOZ VELHA é um dos dois premiados da Cidade do Porto - Ganha Prémio GARFO DE OURO no GUIA BOA CAMA BOA MESA 2012 / GUIA EXPRESSO.

quinta-feira, 26 de Abril de 2012

Os nossos novos povoadores já são noticia no Brasil


Portugueses deixam cidade e voltam para campo atrás de oportunidades


Com lojas fechando, ruas desertas e mendigos, as grandes cidades portuguesas são um retrato da crise na Europa. Sem emprego, os jovens começaram um movimento inédito: estão voltando para o interior do país.


Em Portugal, os jovens estão tentando uma saída pra crise econômica e estão voltando para o campo, em busca de novas oportunidades.

Com lojas fechando, ruas desertas e mendigos, as grandes cidades portuguesas são um retrato da crise na Europa. Sem emprego, os jovens começaram um movimento inédito: estão voltando para o interior do país.

José Diogo, de 27 anos, trabalhava como consultor técnico em Lisboa e, agora, cuida da plantação de maças e do gado na propriedade da família, no distrito de Viseu, no centro de Portugal. Ele conta que optou pela tranqüilidade da vida no campo e também por qualidade de vida.

Mais ao norte, na região de Trás os Montes, uma nova comunidade está sendo criada na vila Alfândega da Fé.

Ver noticia completa aqui

terça-feira, 24 de Abril de 2012

Cerejais – Alfândega da Fé // Centro Social e Paroquial fez formação para doença de alzheirmer

Preocupações com doença causada pela idade aumentam
O Centro Social Paroquial de Cerejais, atento aos graves problemas sociais, e particularmente no tocante à saúde dos mais débeis, os idosos, colocou à sua disposição, uma Psicóloga. A mesma, no decurso do seu trabalho, em contacto permanente com a realidade, organizou em colaboração com a Maria Faria, Workshop: “Doença de Alzheimer: Como gerir?”. Esta sessão teve como objectivo principal colmatar as dificuldades sentidas pelas colaboradoras da instituição, cuidadores informais e familiares que diariamente se deparam com a doença.
Ver noticia aqui

domingo, 22 de Abril de 2012

Memórias... outros blogues

Amelinha de Vilar Chão -Anos 1940




Quem nunca ouviu falar da Santa de Vilar Chão... uma grande mentira. Ouvi muitas vezes os meus avôs contarem

Vejam esta entrevista até ao fim que fala sobre esta história:





O meu grande agradecimento ao blogue Lelodemoncorvo vejam este blogue fantástico um autêntico baú de memórias transmontanas.

sexta-feira, 20 de Abril de 2012

Receita: Delícia de morangos com chantily e chocolate - Chefe Marco Gomes




Aqui fica mais uma receita deliciosa do nosso Chefe Marco Gomes, que tal experimentarem este fim-de-semana e mostrarem as fotos no no grupo de Alfândega da Fé no Facebook :)

Bom fds a todos alfandeguenses espalhados pelos 4 cantos do mundo.

quinta-feira, 19 de Abril de 2012

Mobilidade a melhorar em Alfândega da Fé


A Câmara de Alfândega da Fé já começou a corrigir as barreiras arquitectónicas que dificultam a mobilidade de idosos e pessoas portadoras de deficiência. A autarca local, Berta Nunes, diz que foram identificados inúmeros obstáculos na vila para quem tem limitações ao nível da mobilidade.
“Por exemplo, temos vários passeios que temos obstáculos no meio do passeio, desde árvores a bancos, a postes de iluminação, que podem trazer problemas a quem tem de andar de cadeira de rodas. Rampas de acessos a edifícios, alguns públicos não cumprem com as disposições legais. As nossas passadeiras também não estavam de acordo com as regras da boa mobilidade.”A autarquia está também a sensibilizar instituições e população para contribuírem para uma vila acessível a toda a gente.


Ver noticia completa aqui

quarta-feira, 18 de Abril de 2012

Puzzle Inacabado

Puzzle Inacabado


Estilo musical: ALTERNATIVA
País, cidade: PORTUGAL, Alfândega da Fé
Elementos:
Artur Madureira - Baixo eléctrico
Luís Inocêncio - Bateria
Gabriel Parada - Guitarra acústicaVoz Masculina
Membro desde: 2012-04-17
Último login: cerca de 16 horas atrás
No início de 2010, depois de algum tempo afastados da música, decidimos que não éramos capazes de viver sem fazer" barulho". Apesar das barreiras físicas que nos separam, lutamos para que as nossas ideias possam chegar, pelo menos, aos nossos amigos. Visto que estamos "espalhados" pela Península Ibérica é difícil conciliar este vicio com as nossas vidas privadas, mas desistir não existe no nosso dicionário.

Foto: Sandra Rocha
Fonte: http://palcoprincipal.sapo.pt/puzzle_inacabado
 

segunda-feira, 16 de Abril de 2012

Parque de Alvazinhos... abandonado






Era um parque que tinha pernas para andar, mas agora está ao abandono, era o único parque em que a familia podia conviver mas tudo acaba depressa, não sei se a culpa é das pessoas ou se é a politica.

Direito à diferença - Acessibilidade e mobilidade para todos - Video

Video da Inauguração da Universidade Sénior em Alfândega da Fé

Deputados do PS reunidos em Bragança


Arrancam hoje, em Bragança, as jornadas parlamentares do Partido Socialista. Sob o tema “Crescimento e Emprego”, os deputados do PS vão estar dois dias em Bragança a discutir temas relacionados com esta questão.
O deputado Mota Andrade sublinha que é uma forma de chamar a atenção para os problemas do Interior do País.
“Serão jornadas que terão em conta problemas da Interioridade. Lembro que o PS pôs na agenda o Interior, que se debate com problemas específicos, nomeadamente a desertificação, que é preciso combater, e só se faz isso com medidas de discriminação positiva.”
 Mota Andrade sublinha que o objectivo é mesmo fazer o Governo mudar de rumo.“O PS vem bater nesta tecla, crescimento e emprego. Vamos ter quatro painéis, um sobre o papel de Portugal no Mundo. Um outro sobre emprego e qualificação, com João Proença, o secretário-geral da UGT. Haverá ainda um outro sobre inovação e um com oradores locais, nomeadamente com os presidentes das câmaras de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, e de Alfândega da Fé, Berta Nunes, que terá como tema a coesão territorial.”


Ver noticia completa aqui

sexta-feira, 13 de Abril de 2012

Foi inaugurada esta sexta-feira a Universidade Sénior de Alfândega da Fé. As actividades lectivas já começaram


Foi inaugurada esta sexta-feira a Universidade Sénior de Alfândega da Fé. As actividades lectivas já estão a decorrer, mas as inscrições estão sempre abertas para a entrada de novos alunos. Patrícia Raimundo, assistente social da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, a entidade responsável pela Universidade Sénior, diz que esta universidade funciona semanalmente e há um vasto leque de disciplinas em que os alunos seniores se podem inscrever.
  “Agora vamos começar com o terceiro trimestre, que terminará em Julho, e depois em Setembro retomamos a actividade lectiva, com as pausas normais, de Páscoa, Natal e férias de Verão. Temos um horário semanal. Neste momento, temos 11 disciplinas, mas temos mais disciplinas que ainda não temos horário para elas, estamos nos últimos ajustes de horários. Temos disciplinas desde Educação Física, Informática, Trabalhos Manuais, Inglês, Francês, Alfabetização de idosos”, enumera Patrícia Raimundo.Esta escola já tem cerca de 50 alunos. Os seniores que entraram agora para a universidade mostram-se satisfeitos com o convívio e com as disciplinas leccionadas.“Inscrevi-me para sair de casa e pelo convívio e para conhecer pessoas, vejo aqui pessoas que nunca as tinha visto e isto tudo faz parte da vida. Ando eu e o meu marido”, conta Fernanda Costa, de 72 anos.Também António Coraceiro, de 82 anos, se mostra satisfeito com a nova experiência na Universidade Sénior. “Agora nem que não queira tenho que trabalhar, nem que seja mexer os pés a dançar”, graceja o idoso.O mesmo exemplo seguiu Marília Vaz, de 72 anos, que se frequenta, agora, a universidade para quebrar a solidão.A Câmara de Alfândega da Fé também é parceira neste projecto. A autarca local, Berta Nunes, sublinha que o número de idosos a viver sozinhos no concelho de Alfândega é preocupante.“Nós temos 60 por cento das pessoas com mais de 65 anos a viver sozinhas. Antes de termos acesso a esses números nunca pensámos que a realidade fosse essa.

Ver noticia completa aqui

Obras no IC5 vão cortar passagem para agricultores entre Alfândega da Fé e Mogadouro


Os habitantes de duas aldeias dos concelhos de Alfândega da Fé e Mogadouro estão revoltados com a construção do IC5, no sul do distrito de Bragança.
Os habitantes das freguesias de Parada, no concelho de Alfândega da Fé, e Meirinhos, no concelho de Mogadouro, temem ficar sem passagem para máquinas agrícolas e carroças. É que a estrada nacional que liga Alfândega da Fé a Mogadouro vai ser integrada no IC5 e o caminho que os agricultores estão agora a utilizar vai ficar submerso com a barragem do Baixo Sabor.
 Para ir de Parada para Meirinhos com uma máquina agrícola José Cancela ia pela estrada nacional. Mas há certa de quinze dias ficou surpreendido quando viu os sinais a proibir a passagem devido às obras do IC5.
“Era estrada nacional, agora ficou a passar o IC5 e não autorizam as máquinas agrícolas a passar. Por isso pessoal já se está a começar a revoltar”, referiu.
 
Por enquanto a alternativa é ir por um caminho rural junto ao Santuário de Santo Antão da Barca. Mas este troço ficará em breve submerso com a barragem.
 
“Passamos pelo caminho de Santo Antão. Agora ainda se passa porque o rio ainda vai pequeno mas se houver barragem já não se passa. Alguém tem que dar solução a isto senão temos que andar à volta de 50 quilómetros para ir para aí”, constatou.
 
O presidente da Junta de Freguesia de garante que já manifestou a sua preocupação junto das entidades envolvidas, estando agora o caso numa situação de “impasse”.

Ver noticia completa aqui

quinta-feira, 12 de Abril de 2012

Universidade Sénior abre sexta-feira em Alfândega da Fé


Perto de 50 seniores estão já inscritos para a abertura das aulas, marcada para sexta-feira, na “universidade” que funcionará nas instalações do antigo centro de saúde local, segundo adiantou à Lusa a Câmara Municipal.
A autarquia apoia a iniciativa da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, inserida num projeto mais vasto em curso no município com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, num concelho marcado pelo envelhecimento da população.
A frequência da universidade sénior de Alfândega da Fé é gratuita e alguns dos professores são seniores e voluntários, pelo que este projeto alia a componente da promoção do envelhecimento ativo à do voluntariado.
Nas salas de aula, os seniores vão ter trabalhos manuais, motricidade humana, educação física, técnicas de bordados, agricultura biológica, história de Portugal, história de Alfândega da Fé e expressão dramática e Saúde.
Os alunos terão ainda a oportunidade de aprender o essencial para uma conversa em inglês e francês e alguns de aprenderem a ler a escrever ou a aperfeiçoar a pouca instrução que lhes foi permitida na infância.
Numa altura em que se assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre gerações, “esta escola informal assume-se como mais uma resposta social no sentido de criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio para maiores de 50 anos de idade”, refere o município.
A Universidade Sénior de Alfândega da Fé “é um meio de aprendizagem que não conduz à certificação tradicional, mas está estruturada em termos de objetivos, duração e recursos”, ressalva.

Ver noticia completa aqui

As recordações dos nossos turistas

http://posdseda.blogspot.pt/2012/04/um-pezinho-em-braganca.html

Vou abrir este novo tópico porque acho interessante como vêm a nossa localidade, desta vez... Hotel & SPA.

terça-feira, 10 de Abril de 2012

AÇÕES DE INFORMAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS


Estão a decorrer as inscrições para as AÇÕES DE INFORMAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS. A formação vai ter lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé e destina-se, essencialmente, a pessoas e/ou instituições diretamente relacionadas com o planeamento e desenvolvimento das cidades e vilas, nas suas mais variadas vertentes.

Promovidas pela Associação Leque, no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Acessibilidade de Alfândega da Fé, estas ações decorrem entre 13 e 24 de abril.
Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar técnicos autárquicos, gabinetes de projetos locais, instituições, operadores de comércio, turismo e transporte para as questões relacionadas com a acessibilidade e mobilidade, ao mesmo tempo que se fornecem os instrumentos necessários e se suscita o debate e troca de experiências que vai permitir desenhar um concelho acessível a todos e para todos.
Daí que estejam programadas várias sessões de acordo com o grupo de intervenientes a que destinam. No primeiro dia a ação é dirigida a técnicos Municipais da área de engenharia, arquitetura e urbanismo, enquanto que a 14 de abril se destina a técnicos do município que fazem atendimento ao público. As ações previstas para16/17 e 23 de abril têm como destinatários IPSS, Agrupamento de Escolas, Centros de Saúde, Associações, entre outrosA ação para os operadores de transporte, turismo e comércio está agendada para 24 de abril. A formação decorre em 2 períodos, entre as 9.00h e as 12.30h e as 14.00h e as 17.30h, num total de 7h.

Os interessados em participar nestas sessões podem consultar o programa em www.cm-alfandegadafe.pt/, endereço onde também está disponível a ficha de inscrição que deve ser preenchida e enviada para leque.nee.2009@gmail.com.
A inscrição é gratuita e limitada ao número de participantes. A frequência da formação garante certificado e documentação.

segunda-feira, 9 de Abril de 2012

Durienses pelo mundo... // SUSANA PINHEIRO

Pessoas: a nossa maior riqueza.
Susana Pinheiro, uma mulher "guerreira", nascida em Alfândega da Fé, engenheira química de formação, largou uma carreira de sucesso na empresa Lisboa Gás para afirmar em Lisboa a excelência dos produtos de Trás-os-Montes e Alto Douro, através de uma empresa genial.
Mulher de traço lusitano, simpática, de olhar potente e de sorriso quente, Susana Pinheiro é uma verdadeira transmontana que não tem medo à crise, lançando-se à luta na Capital de Portugal através de um notável orgulho nas suas raízes.
São pessoas assim que honram a nossa Região e que nos fazem acreditar que mais importante que criticar é construir, que mais forte que puxar para trás é empurrar para a frente. Susana Pinheiro, uma mulher com paladar apurado que agora apura o paladar dos lisboetas, contribuindo fortemente para a sustentabilidade da produção regional.

Ver entrevista aqui

sexta-feira, 6 de Abril de 2012

Feliz Páscoa com o melhor petisco do mundo... o folar transmontano :)


Receita da mãe da minha amiga transmontana Lu Félix


6 ovos
1/2 litro de azeite
40grs (aproxim.) de fermento de padeiro
um pouco de sal
farinha q.b.
um pouco de margarina
carnes: linguiça, salpicão, entremeada, presunto

Coloca-se um pouco de farinha num alguidar, fazendo uma poça no meio. De seguida, desfaz-se o fermento num pouco de água morna, que se junta aos ovos e ao azeite. Mexe-se este preparado sem bater e deita-se na farinha. Amassa-se e vai-se deitando a farinha, de forma a ficar uma massa macia. Deixa-se levedar cerca de uma hora. Estica-se a massa e coloca-se, em camadas, num tabuleiro, alternando com a carne. Leveda novamente e leva-se ao forno bem quente, de 30 a 40 minutos.

quinta-feira, 5 de Abril de 2012

Seca já causou milhares de euros de prejuízos em Alfândega da Fé


A seca está a preocupar seriamente os produtores de Alfândega da Fé e a causar prejuízos de milhares de euros. A situação mais preocupante é a falta de pasto para o gado que está a causar prejuízos aos criadores.
 
Eduardo Tavares adianta que, só na Cooperativa Agrícola de Alfândega, os prejuízos deste ano já ultrapassam os 3 mil euros.
 
“Neste primeiro trimestre, o nosso gado não teve pasto e tivemos de recorrer a alimentos secos. E isso já se traduziu num gasto extra de cerca de três mil euros.”
 Eduardo Tavares garante que a produção de cereja ainda não está afectada porque está nesta altura a surgir a flor.
Mas se a chuva teimar em não vir, a situação pode ser preocupante não só para a produção deste fruto mas também para a produção de frutos secos e azeite.

Ver noticia completa aqui

Acessibilidade e Mobilidade para Todos

Entre 13 e 24 de abril a Acessibilidade e Mobilidade para Todos vai estar em destaque em Alfândega da Fé. 

A ideia é formar, informar e sensibilizar os agentes locais para as questões relacionadas com a mobilidade e acessibilidade. Isto através de um conjunto de ações de informação/sensibilização promovidas pela Associação LEQUE e que surgem no âmbito da execução do Programa Municipal de Promoção da Acessibilidade de Alfândega da Fé.

Recorde-se que Alfândega da Fé é um dos municípios que integram os Programas de Promoção da
Acessibilidade no âmbito do RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para as Acessibilidades, com o objetivo de desenhar “cidades para todos” e dar continuidade ao programa “Portugal mais Acessível”, lançado pelo Governo Português, em Lisboa, no dia 8 de outubro de 2008.

Com a aprovação da candidatura ao Plano De Promoção Da Acessibilidade - Alfândega Inclusiva, no âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH- QREN) Alfândega da Fé quer dar continuidade à eliminação progressiva das barreiras arquitetónicas, sociais e psicológicas que tanto prejudicam a vida dos cidadãos com mobilidade reduzida.



Ver noticia completa aqui

Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, acolhe a partir de 4 de abril a exposição "Para um Altar"

A Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, acolhe a partir de 4 de abril a exposição "Para um Altar". 

A mostra da autoria do conceituado artista plástico que emprestou o nome ao espaço cultural alfandeguense tem inauguração marcada para o dia 4 de abril, às 18.00h. 

A exposição onde está bem presente a inspiração Bíblica que atravessa grande parte da obra do Mestre


Ver noticia completa aqui

domingo, 1 de Abril de 2012

Concerto da Orquestra Juvenil de Alfândega da Fé











Estava a ver que acabava o Mercadinho da Flor da Amêndoa e nem ia ver... (uma vergonha eu sei :)). E ainda bem que fui e levei a máquina para registar estes lindos meninos, estiveram todos de parabéns e continuem.