Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Autarcas preparam-se para protestar encerramento de tribunais

O número de tribunais a encerrar no distrito de Bragança passou de quatro para seis. A nova proposta de reforma do mapa judiciário prevê ainda a extinção dos tribunais de Vila Flor e de Miranda do Douro, que se juntam aos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vinhais e Vimioso. Esta quarta-feira os autarcas dos concelhos que podem vir a ficar sem tribunal reúnem-se em Bragança, para discutirem formas de luta.  O presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, avança que os autarcas estão a preparar uma grande manifestação em Lisboa.“Os municípios que vêem afectados os seus interesses com esta medida do Governo estamos agora a trabalhar no sentido de nos mobilizarmos para fazermos uma grande manifestação, para que todo o País perceba, de uma vez por todas, que isto é um exagero. Estão a mexer com os interesses das populações e com a segurança das populações e não podemos permitir uma coisa dessas”, realça Américo Pereira.O presidente da Câmara de Vila Flor, Artur Pimentel, diz que a defesa dos direitos das populações está acima de qualquer cor partidária.Já a presidente da Câmara de Alfândega da Fé lamenta que o Ministério da Justiça em vez de recuar, apresente uma proposta ainda com mais encerramentos.


Ver noticia completa aqui

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Welcome Guides é o novo serviço à disposição de turistas

Alfândega da Fé é um dos cinco municípios da região que aderiu ao projeto Welcome Guides. Trata-se de uma espécie de guia turístico disponível no telemóvel e que permite ao visitante ter acesso aos diferentes pontos de interesse turístico no concelho. Uma ferramenta que se destaca pela possibilidade de fornecer toda a informação de uma forma imediata, dinâmica, moderna e altamente atrativa. Esta tecnologia já está disponível para smartphones iPhone, Android, BlackBerry e Nokia.
A adesão a este serviço de informação turística, baseado nas diversas plataformas da realidade aumentada, assume-se como uma mais valia no campo da informação turística, bastando um pequeno clique no telemóvel para que se fique a par de tudo o que existe para ver/fazer em Alfândega da Fé 
É o que acontece com o programa e actividades relacionadas com a cereja e Festa a que dá o nome. Através deste serviço o utilizador poderá ter acesso a todo o programa da Festa da Cereja, assim como obter orientações para chegar até ao local onde se realiza ou ficar a saber que em 2012 a Festa da Cereja celebra 30 anos, assumindo-se como uma das mais antigas realizações turísticas, culturais e económicas do Nordeste Transmontano. 


Fonte

quinta-feira, 24 de maio de 2012

30 anos de Festa da Cereja em Alfândega da Fé

Cereja esgota lotação hoteleira e quer bater recorde de vendas em ano de crise


A Festa da Cereja de Alfândega da Fé faz trinta anos com a promessa de esgotar a lotação hoteleira desse concelho transmontano e bater o recorde de vendas no fim de semana de 08 a 10 de junho.
A crise obrigou a cortes no orçamento do evento, mas não afetará o retorno turístico e económico do evento, que se tornou na imagem de marca do município, segundo as expetativas avançadas pelos responsáveis.
A presidente da Câmara, Berta Nunes, garante que o hotel com o único SPA ao ar livre do país "está cheio", assim como as "escolinhas", antigas escolas primárias das aldeias que foram transformadas em pousadas.

Ver noticia aqui

II Trial 4x4 da Cereja - 10/06/2012


Programa : 
09.00h - Abertura do Secretariado
10.30h - Início dos Treinos Cronometrados
12.00h - Fim dos Treinos Cronometrados
12.30h - Almoço 
14.30h - Início da Prova de Trial (3 horas de Resistência)
18.30h - Entrega de Prémios (Recinto da Festa da Cereja)

A prova irá realizar-se no Parque de Alvazinhos (41º 21' 56. 51'' N / 6º 57 ' 47. 90'' O), tendo em conta a dimensão da pista , irá ter em vários locais de dificuldade roulotes com bebidas e comidas de vários tipos.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Video - Associação Leque abre colónias de férias para portadores de deficiência

Musicoterapia, aeróbica e terapia assistida com um cão S. Bernardo são algumas das atividades do programa de férias que vai decorrer em Alfândega da Fé, Bragança. A presidente da associação, Celmira Macedo, explica o projeto.




Com o mesmo entusiasmo com que contou a sua história na conferência Transformadores, organizada pela VISÃO Solidária e pelo Montepio, Celmira Macedo fala do seu mais recente projeto.
As Colónias de Férias.NE (Necessidades Especiais) foram pensadas para crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidade, de forma a promover o seu desenvolvimento, integração e bem-estar.
Durante o mês de agosto, a associação vai receber grupos, por um período de oito dias cada, que terão direito a dormida, refeições e a participar em diversas atividades lúdicas e didáticas.
Reabilitação psicomotora, terapia de relaxamento, terapia assistida por um cão S. Bernardo e burros, musicoterapia, karaoke, piscina, jogos funcionais, aeróbica, BTT, piqueniques, passeios e canoagem, são alguns dos programas previstos.
O custo do programa de oito dias, com tudo incluído, são 360 euros por pessoa.


Ler mais: http://visao.sapo.pt/video-associacao-leque-abre-colonias-de-ferias-para-portadores-de-deficiencia=f665127#ixzz1vgKIGUbl

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Leque - Educadora solidária ajuda crianças necessitadas

Em Alfândega da Fé está a alargar a esfera de acção uma ideia liderada pela educadora Celmira Macedo e destinada a crianças com necessidades especiais.

A associação «Leque» procura ajudar os pais a lidarem com as diferenças dos filhos e aposta num ensino inclusivo com muitas atividades ao ar livre e outras que poderão resultar num ingresso no mercado de trabalho.


Ver reportagem aqui

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Festa da Cereja 2012 08/06/2012 a 10/06/2012 - Alfândega da Fé


Eduardo Tavares reeleito na Cooperativa de Alfândega da Fé

Eduardo Tavares foi reconduzido na presidência da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé.Este é o terceiro mandato assumido pelo vice-presidente da Câmara de Alfândega, que pedia uma renovação dos órgãos dirigentes da cooperativa. Eduardo Tavares diz que não podia deixar um vazio na direcção e garante que se sente motivado para continuar a defender a agricultura no concelho. “Ninguém quis constituir uma lista e eu também não posso deixar cair a cooperativa num vazio directivo e decidi recandidatar-me. O que quero reafirmar é a minha vontade de continuar a trabalhar em prol da cooperativa e dos associados”, realça o responsável. Eduardo Tavares garante que nos próximos três anos quer consolidar as contas da Cooperativa e continuar a valorizar o azeite Terras de Alfândega.


Ver noticia completa aqui

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Receita: Selecção de saladas frias para peregrinos - Chefe Marco Gomes

Viagem a 1512 - Vilas Boas - Participação da Escola Municipal de Teatro de Alfândega da Fé

Leque em Macedo de Cavaleiros

O Centro D. Abílio Vaz das Neves acolhe uma nova Escola de Pais, que desta vez chega às famílias que têm necessidades educativas especiais
A LEQUE - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais avança com mais um projecto pioneiro e desta vez alargou o seu âmbito de acção através da promoção de formação parental para pais que têm necessidades educativas especiais do concelho de Macedo de Cavaleiros. O repto foi lançado à associação pelo Centro Social D. Abílio Vaz das Neves que desta forma procura melhorar o trabalho com as jovens ali institucionalizadas e ao mesmo tempo com as suas famílias.
Ver noticia completa aqui

quarta-feira, 9 de maio de 2012

IC5 promete trazer investimento à região

E é precisamente essa a grande vantagem que Tiago Relhas, empresário, com um projecto de 300 mil euros de ervas aromáticas em Alfândega da Fé, encontra não só no IC5, mas na rede que fica montada juntamente com o IP2 e a futura A4. "Para além de me permitir estar mais perto do Porto e de Espanha, uma vez que 90 por cento da minha produção é para exportação, permite-me alargar o raio de entrega do meu produto em fresco", sublinha.
E, de acordo com a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, outros investidores pensam já seguir o mesmo caminho.

Ver noticia completa aqui

Iniciação à Lingua Gestual Portuguesa - Associação Leque


terça-feira, 8 de maio de 2012

2º passeio TT por terras de Alfandega da Fé



Video da autoria de Luís Inocêncio.

Exposição de Fotografia "Momentos" de Sandra Rocha, Macedo de Cavaleiros - 12/05/2012




Aqui está a minha 2ª exposição de fotografia que desta vez terá lugar em Macedo de Cavaleiros na Livraria Poética, a inauguração será dia 12/05/2012 pelas 16h. Apareçam :)

Estará patente até ao dia 29/06/2012.

Agradeço à Virgínia do Carmo pelo convite e pelos textos de poesia da autoria dela, que vão acompanhar as fotos.

Conto com a vossa presença.

Quebra na produção de cereja em Alfândega da Fé

Há menos cereja no concelho de Alfândega da Fé. Este ano, o frio dificultou o crescimento do fruto e alguns produtores deixarem as cerejas de variedades temporãs nas árvores, por não terem calibre para serem vendidas no mercado. O presidente da Cooperativa de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, diz que ainda é cedo para contabilizar os prejuízos, mas não tem dúvidas de que há uma quebra na produção originada pelas condições climatéricas adversas. “No ano passado começámos a apanhar cereja desde 6 ou 7 de Maio. Este ano, não antevemos começar antes do dia 15 deste mês. Nesta altura, os produtores que colhem variedades temporãs, nomeadamente nas encostas do Vale da Vilariça, já estavam a colher o fruto e o que acontece é que não o começaram a colher, porque tem um calibre muito pequeno”, salienta Eduardo Tavares.Nos pomares da Cooperativa estima-se uma produção entre as 50 e as 60 toneladas, que fica aquém da capacidade produtiva das cerejeiras.


Ver noticia completa aqui

domingo, 6 de maio de 2012

Centro de Saúde


Sempre pensei que esta obra era desnecessária, agora tenho mais a certeza, agora não temos internamento, não temos urgências e perdemos algumas especialidades e assistente social... para isto servia perfeitamente o antigo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Receita: Paelha à moda da minha mãe - Chefe Marco Gomes




E como é habitual às sextas-feiras cá temos uma nova receita do Chefe Marco Gomes, aproveitem para o fds :)

Agenda Maio/Junho 2012


Torneio de Futebol 5 em Vilarchão, Alfândega da Fé - 03/06/2012


I Paintball em Vilarchão - Alfândega da Fé - 06/05/2012


quinta-feira, 3 de maio de 2012

IC5 concluído

O IC5 está concluído. Abriram, ontem, ao trânsito os lanços entre Carlão, no concelho de Alijó, e o nó de Pombal, no concelho de Alfândega da Fé, e outro lanço entre Nozelos, no concelho de Torre de Moncorvo, e Mogadouro, numa extensão de cerca 60 quilómetros.

Ver noticia completa aqui

quarta-feira, 2 de maio de 2012

IC5 abre hoje em toda a sua extensão


O IC5 abre esta quarta-feira em toda a sua extensão. O JN soube, junto das Estradas de Portugal, que a partir das 19 horas vão começar a ser abertos os lanços que foram concluídos nos últimos dias, pelo que passa a ser possível viajar entre o IP4, no Alto do Pópulo, e Duas Igrejas, em Miranda do Douro.
O IC5, com 131 quilómetros de extensão, é uma das vias da concessão Douro Interior, a cargo da Ascendi, e serve diretamente os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro, numa via com melhores condições de segurança, que encurta consideravelmente o tempo do percurso.
Neste Itinerário Complementar inclui-se o viaduto sobre o rio Tua que tem um comprimento total de 500 metros entre eixos de apoio extremos. O vão central de 220 metros é o segundo maior executado em Portugal (12.º no mundo) através de avanços sucessivos e sem recurso a tirantes.

Ver noticia completa aqui

Bares - Bar do Castelo

Aqui está um sitio que vale a pena visitar com uma vista espectacular. Agora com nova gerência.

Site/Blogue:  http://castelobar.blogspot.pt/



Fotos retiradas do blogue Bar do castelo