Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

terça-feira, 31 de Julho de 2012

Detenção de seis indivíduos por crime de furto de metais não preciosos

No dia 29 de Julho, militares do Posto Territorial de Foz Côa, detiveram em flagrante delito, três indivíduos de 24 e 39 anos de idade, respetivamente, estrangeiros, residentes em Alfândega da Fé, por crime de furto de metais não preciosos.
A denúncia do furto foi comunicada pelo telefone à GNR de Foz Côa, que de imediato encetou diligências que lograram surpreender os suspeitos a carregar diverso material em ferro das instalações do Ecoponto daquela localidade para o veículo ligeiro de mercadorias em que se faziam transportar.
Presentes, no dia de hoje, ao Tribunal Judicial de Foz Côa, foi-lhes aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência

Fonte: Cinco Quinas

quinta-feira, 26 de Julho de 2012

Dia dos Avós em Sambade




Cerca de 1200 avós e netos do concelho de Alfândega da Fé fizeram, ontem, a festa na aldeia de Sambade. Animação não faltou e foram muitos aqueles que aproveitaram o Dia dos Avós para rever amigos e fazer novas amizades. “A gente gosta da festa . Tem boa música. Este ano trouxe a minha neta”, afirma Manuel Pinto, de Soeima “O que gosto mais é das músicas. Gosto de dançar”, diz Beatriz Pinto, de 5 anos.“ Venho sempre que posso para conviver. Estive doente e é uma forma de me encontrar com gente conhecida”, realça Maria Beatriz Martins, de Eucisia. “Venho pelo convívio com gente conhecida de outras aldeias”, salienta Jorge Vicente, de Soeima. E num concelho envelhecido, nada melhor que um dia dedicado ao convívio entre gerações.


Ver noticia completa aqui

GNR deteve ladrão de gasóleo

Um indivíduo suspeito de vários furtos de combustível foi detido, em Alfândega da Fé, em flagrante delito quando assaltava o depósito de um camião, divulgou hoje a GNR.


Militares do posto de Alfândega da Fé detetaram o ladrão de gasóleo durante um patrulhamento direcionado a por cobro a várias situações de furto de combustível nesta zona do Nordeste Transmontano, de acordo com informação daquela força de segurança.

O suspeito, com 33 anos, residente em Mirandela, foi apanhado em flagrante delito, na noite de segunda-feira, quando se encontrava a furtar gasóleo do depósito de um camião estacionado no estaleiro de uma empresa de Alfândega da Fé.

Ver noticia completa aqui

Finanças: encerramento de um quinto das repartições adiado

O encerramento de um quinto das repartições de finanças, inicialmente previsto no memorando de entendimento assinado com a 'troika' para o final deste ano, foi adiado até ao final de 2013.

Segundo a calendarização de medidas divulgada esta terça-feira pela Comissão Europeia, a concretização da «redução em 20 por cento das repartições de finanças» passa a estar prevista para o final de 2013.

A lista das repartições a fechar ainda não está concluída. Em abril, José Luís Ferreira, deputado do Partido Ecologista «Os Verdes», questionou o Governo sobre o encerramento de repartições das Finanças.


Ver noticia completa aqui

Encontro de Bandas na Casa da Música no Porto - 28/07/2012

Os bilhetes podem ser levantados no próprio dia (28) a partir das 10h00, máximo de 4 por pessoa.   As entradas são gratuitas, no entanto como as entradas são limitadas é necessário efectuar o levantamento prévio do bilhete
____________________________________________________
Pelo quarto ano consecutivo, a Casa da Música recebe o Encontro de Bandas Filarmónicas, um momento único para ouvir o trabalho de algumas das melhores bandas do país.

sexta-feira, 20 de Julho de 2012

Medalha de Ouro Azeite Alfandagh - Casa Aragão

Mais uma medalha de OURO, desta vez em ISRAEL e com o Azeite Alfandagh (biológico/orgânico). Mais uma vez a M.C. RABAÇAL & ARAGÃO, Lda (Casa Aragão) ganhou um prémio a nivel internacional.




Um grande orgulho para Alfândega da Fé e mostra mais uma vez a grande qualidade do nosso azeite, para mim o melhor do mundo :)


PARABÉNS CASA ARAGÃO


http://www.terraolivo.org/com_g_12_es.htm

quarta-feira, 18 de Julho de 2012

Tarde Empresarial do Concelho de Alfândega da Fé - 19/07/2012



PROGRAMA
14h00 | Recepção e acolhimento dos participantes no Auditório Municipal de Alfândega da Fé
14h15 | Sessão de Abertura e Boas Vindas
Eduardo Malhão | Pesidente do NERBA-AE
António José Afonso | Pesidente da AICAF
Berta Nunes | Pesidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé
14h30 | Dia Aberto do IPB aos Empresários
À conversa com Sobrinho Alves, Presidente do IPB
16h30 | À conversa com um(a) empresário(a) de Alfândega da Fé * a confirmar
Visita às instalações da empresa
18h30| Encerramento

domingo, 15 de Julho de 2012

Rio Sabor - Vilar Chão / Legoinha


Hoje foi dia de pesca e o meu marido lembrou-se de ir até ao Rio Sabor para os lados de Vilar Chão / Legoinha, mas eu não me sinto muito segura de pescar nestes sítios tenho pavor de cair... como não gostei muito fui tirando umas fotos para mais tarde recordar porque não tarda não temos rio :( só um grande lago artificial

Mal cheguei vi esta cabra então tive que ser rápida que foi logo para outras bandas.



Nem sei como passei para este lado :)


A natureza é um verdadeiro escultor: esta rocha faz lembrar a cabeça de um cão


Esta é uma autêntica cabeça de um homem, até parece mais uma caveira, aqui não dá para perceber bem mas tem olhos, nariz, boca e até parece ter dentes, aqui não dá para ver tão bem.






Ao chegar a Vilar Chão achei piada ao pombal onde nasce dentro uma árvore e a esta casa um pouco diferente.

terça-feira, 10 de Julho de 2012

Fotos da visita a Cilhades em 07/07/2012






Enquanto esperávamos pela chave para abrir o portão que dava passagem...


Aqui está a pequena aldeia de Cilhades que pertence ao concelho de Torre de Moncorvo lá no meio de tanta vegetação e lá ao fundo o nosso lindo rio Sabor, se não houvesse casas já em ruínas parecia que o tempo tinha parado e este lugar continuava à espera dos seus habitantes que outrora a abandonaram.


A simpática arqueóloga que me desculpe que não fixei o nome dela :) a pedido da equipa pediram que não publiquem fotos das escavações porque ainda estão a decorrer e vamos respeitar o vosso trabalho que muitos não repeitaram quando já tiveram a coragem de ir "estragar" o árduo trabalho... enfim


Segundo as explicações dela aqui seria uma ponte que nunca foi terminada devido a terem morrido muitos trabalhadores na sua construção.



Todos alinhadinhos e muito atentos



Capela de São Lourenço, a imagem há muito tempo foi levada para Felgar.



Aqui era a casa do pároco.






No fim fomos ver as obras da Barragem do Baixo Sabor.



Quando me perguntam se sou a favor da construção, respondo nem sou a favor nem contra... pode trazer algum emprego mas vem estragar esta bela paisagem e se formos pesar esta pesa mais porque este é o nosso planeta e tanto queremos modificá-lo que um dia tudo desaparece...

Aqui fica esta foto-reportagem para um dia mais tarde recordarmos, visto que tudo vai ficar submerso.
Quanto aos achados arqueológicos ainda está em estudo... senhores autarcas por favor não deixem perder o nosso passado, já foram encontrados mais vestigios aqui do que em Foz Côa...

quinta-feira, 5 de Julho de 2012

Providência cautelar para evitar saída de 'heli' do INEM de Macedo de Cavaleiros

Dez das doze Câmaras do distrito de Bragança acordaram apresentar uma providência cautelar em conjunto para travar a retirada do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica estacionado em Macedo de Cavaleiros.

A decisão foi tomada, esta quinta-feira, numa reunião que juntou representantes das autarquias de Torre de Moncorvo - anfitriã do encontro -, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Mogadouro, Vinhais, Vimioso, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros e Freixo de Espada à Cinta.

"Há uma perda evidente de qualidade nos serviços de saúde com redução de duas para uma aeronave de socorro em toda a região Norte. O helicóptero estacionado em Macedo de Cavaleiros já chegou a ser solicitado para duas missões de socorro em simultâneo", argumentou o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo (PS), Aires Ferreira, porta-voz das decisões finais do encontro.

quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Associação Leque constrói fábrica de brinquedos


Após a conferência patrocinada pela VISÃO Solidária e pelo Montepio, em maio, a presidente da associação Leque, Celmira Macedo, confessou que o seu sonho era construir uma fábrica de brinquedos inclusivos (adaptados a crianças portadoras de deficiência) que ajudasse a financiar a instituição.
Agora, o sonho está mais próximo de se tornar realidade com a ajuda dos 50 mil euros atribuídos à Leque (Associação de Pais e Amigos de pessoas com necessidades Especiais) no âmbito do programa EDP Solidária 2012.
Uma parte do prémio, 20 mil euros, será atribuída à Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé, para a remodelação da cozinha e da lavandaria da instituição, parceira da Leque na construção de um lar residencial para pessoas com deficiência.


Ler mais: http://visao.sapo.pt/associacao-leque-constroi-fabrica-de-brinquedos=f673218#ixzz1zeDNYYEw

segunda-feira, 2 de Julho de 2012

Visita Estação Arqueológica Cilhades - 07/07/2012


Alfândega homenageia Mestre José Rodrigues

A Câmara de Alfândega da Fé homenageou o Mestre José Rodrigues. A figura que dá nome ao centro cultural local esteve em destaque nas comemorações do feriado municipal.  José Rodrigues é formado em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, e do seu currículo fazem parte monumentos e esculturas reconhecidos a nível nacional e internacional. Muitos foram os que lhe quiseram prestar homenagem, numa cerimónia que decorreu na Casa da Cultura que tem o nome do Mestre.Nuno Higino, professor na Universidade Fernando Pessoa, foi um dos que homenageou José Rodrigues.“Tem uma dimensão extraordinária, é um grande artista e sempre que há alguma coisa que seja para enaltecer o seu talento eu gosto de estar presente, porque admiro-o muito como artista”, realça o docente.


Ver noticia completa aqui