Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

“Fé nos Burros” Ganha Prémios no Seia CineECo 2012

O Documentário “Fé nos Burros”, resultante do projeto com o mesmo nome que o Município, em conjunto com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – e o fotógrafo João Pedro Marnoto, desenvolveu no concelho, foi um dos vencedores do XVIII Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela- O Seia CineEco 2012.

O Documentário conseguiu o primeiro lugar na categoria Lusofonia. Foi, assim considerado o melhor trabalho nacional a concurso. Para além do Prémio Camacho da Costa, correspondente ao melhor trabalho lusófono, o “Fé nos Burros” recebeu também, uma menção honrosa do júri da juventude.

Para João Pedro Marnoto esta distinção assume-se como “um culminar de todo um esforço, acreditar e entrega de todos nós. É a confirmação que traçamos um caminho certo e fizemos algo distinto que deixará seguramente marcas para o futuro tal como as está a deixar no presente.”

Recorde-se que o Projeto “Fé nos Burros” nasceu da necessidade de sensibilizar para a preservação não só da espécie, mas também de muitos dos usos e costumes a ela associados e assenta na valorização da relação entre o homem e o animal. Um retrato da cumplicidade entre a espécie e o homem, que chama a atenção para a necessidade de a preservar reinventando a tradição. Deste trabalho que implicou o registo do gado Asinino e Muar do concelho de Alfândega da Fé, resultaram, também, a edição de um livro, a realização de uma exposição, que tem vindo a percorrer o país, e de um documentário.

A “Fé nos Burros” divulga uma parte importante da cultura concelhia e tem contribuído para a afirmação do nome de Alfândega no panorama cultural nacional. Este esforço para a valorização e preservação do património cultural local foi mais uma vez distinguido num Festival que tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais.

O “Fé nos Burros” foi escolhido de entre 16 curtas-metragens, que foram a concurso na categoria Lusofonia. Nesta XVIII edição do Seia CineEco concorreram também 13 longas, 13 curtas-metragens e o panorama regional contou com a participação de 10 curtas-metragens.

Serviços do IEFP de Bragança integrados em Vila Real

Alguns serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do distrito de Bragança vão ser integrados em Vila Real.A transferência resulta da reorganização interna do IEFP cuja portaria já foi publicada em Diário da República.  Os serviços dos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor, que até agora eram coordenados por Mirandela, vão ser transferidos para a unidade orgânica de Chaves, enquanto as representações dos concelhos de Freixo de Espada-à-Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz-Côa, que até agora eram coordenados por Torre de Moncorvo, vão passar para a alçada de Vila Real.O presidente da câmara de Mirandela não compreende a lógica desta reorganização.“Com toda a sinceridade, a gestão ser comandada a partir de Bragança ou de Chaves não me preocupa, mas do ponto de vista regional o mais interessante seria colocar uma sede de um centro de emprego em Mirandela e concentrar todo o Alto Trás-os-Montes”, considera António Branco, pois “esta concentração nem sequer tem uma lógica de Comunidade Intermunicipal porque há concelhos que pertencem a esta organização e que são transportados para outros lugares”.O autarca quer, no entanto, que os postos de trabalho sejam salvaguardados bem como as competências do serviço em Mirandela.“Há que salvaguardar que o centro de emprego de Mirandela não perca qualquer tipo de competências, e que os funcionários continuam aqui sem haver transferências ou mobilidades associadas”, afirma António Branco. Além disso “também queremos saber de quem fica dependente o equipamento”. “Queremos respostas porque fomos surpreendidos com esta lei”, conclui.Procurámos também ouvir o autarca de Torre de Moncorvo, no entanto Aires Ferreira não quis comentar o assunto.Mas as mudanças não ficam por aqui.Os serviços de Alfândega da Fé, Macedo e Cavaleiros e Mogadouro, que até agora eram coordenados por Macedo, passam para a alçada de Bragança.

Ver noticia completa aqui

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fusão de empresas do Norte reduz tarifas em Trás-os-Montes

A fusão das quatro empresas de água e saneamento do Norte, entre elas a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, é vantajosa para os municípios do distrito de Bragança. O Governo prepara-se para avançar com esta medida, que é bem vista pelos autarcas que defendem a redução da factura para os munícipes.É o caso da presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, que lembra que a população do Nordeste Transmontano paga cerca de três vezes mais pela água e saneamento do que alguns cidadãos do litoral.“Isso traz vantagens para todos os municípios de Trás-os-Montes, porque o que se está a passar neste momento é que as autarquias estão a pagar às Águas uma tarifa que é a maior do País e isso obriga-nos a um esforço muito grande, teríamos que cobrar taxas maiores aos nossos munícipes e isso está a fazer com que se acumulem prejuízos, porque estamos a tentar não aumentar as águas no valor que as águas de Trás-os-Montes nos estão a aumentar a nós”, constata Berta Nunes. A autarca defende a uniformização das tarifas em todo o País.“Não faz sentido haver taxas diferentes no País, estando os munícipes de Trás-os-Montes a pagar a tarifa mais alta quando o rendimento per capita em Trás-os-Montes está abaixo da média nacional”, defende a autarca.

Ver noticia completa aqui

Lançamento do livro " A Chama do Amor Vivo: Cancro da Mama a Minha Experiência de Berta Almeida - 30/10/2012


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Noite de Halloween - Comissão de Festas de Alfândega da Fé - 31/10/2012


Noite de Halloween c/Jantar 
Comissão de Festas Alfândega da Fé
31/10/2012 - Escola EB2,3/s de Alfândega da Fé
Reservas de Mesas: 965755533/914324621
https://www.facebook.com/ComissaoDeFestasDeAlfandegaDaFe

Despesa Município Alfândega da Fé

Aqui vos deixo o link onde podem consultar a despesa pública do município, muito interessante... http://www.despesapublica.com/entidades/View?ID=7F972709861C453D98B7572C46DACD4A

II Feira de Emprego - Alfândega da Fé - 25 e 26 de Outubro


Ministério da Justiça mantém encerramentos no Distrito de Bragança

A proposta definitiva do Ministério da Justiça para a reforma judiciária mantém a extinção de cinco tribunais no Distrito de Bragança e a criação de três extensões de proximidade.

De acordo com o documento a que a Lusa teve acesso, o Distrito de Bragança perde mais de metade dos atuais tribunais com o encerramento dos de Alfândega da fé, Carrazeda de Ansiães, Vinhais, Vimioso e Miranda do Douro.

O Ministério da Justiça propõe, no entanto que os três últimos passem a extensões de proximidade, como já constava da proposta conhecida em junho.

O projeto do Governo para o Regime de Organização e Funcionamento dos Tribunais aponta para que neste distrito passe haver um Tribunal Judicial da Comarca de Bragança com um quadro de 14 juízes que abarcarão a área territorial que abrange os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Na capital de distrito ficará a instância central com secções de competência especializada nas áreas cível, criminal e do trabalho para todo o distrito.

Em Bragança ficam também as instâncias locais com secções de competência genérica que abarcam os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.

Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Mogadouro ficam um tribunal para os respetivos concelhos e Torre de Moncorvo continua a servir Freixo de Espada à Cinta.

Vila Flor passa a tratar também dos casos de Carrazeda de Ansiães.

Em Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais serão criadas secções de proximidade que funcionarão como uma espécie de secretaria judicial.

A extinção de tribunais motivou, em junho, manifestações nos concelhos afetados do Distrito de Bragança.

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, a socialista Berta Nunes, reiterou hoje, em declarações à Lusa, a sua oposição a esta reforma.

A autarca afirmou que está disposta a promover novas manifestações e a fazer tudo o que estiver ao seu alcance contra a decisão do Ministério da justiça.

Berta Nunes acusou a ministra Paula Teixeira da Cruz de "nunca ter recebido os municípios" e persistir na política do "quero, posso e mando, sem ouvir quem conhece as realidades locais".

Para a autarca socialista, "esta reforma é mais um passo para o encerramento dos municípios do interior".

Ver noticia aqui

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bombeiros recebem ambulâncias de emergência médica

As corporações de Bombeiros de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, já estão dotadas de ambulâncias de emergência médica. Estas viaturas estão equipadas com desfibrilhadores automáticos, que podem revelar-se fundamentais na assistência a vítimas de paragem cardio-respiratória. Este era um anseio não só das corporações, mas sobretudo das populações locais.  Os três postos de emergência médica estão colocados ao longo do IC5, o que segundo o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Bragança é fundamental para garantir o socorro das vítimas, em caso de acidente. “Desta forma as populações estão mais protegidas, uma vez que agora o IC5 está todo coberto”, explica Diamantino Lopes.Também os Serviços de Urgência Básica de Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa estão dotados de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV). O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste diz que estas duas ambulâncias são essenciais para salvar vidas.

Ver noticia completa aqui

Alfândega da Fé: Apresentação do Livro “Republicanas Quase Desconhecidas”

O Auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé recebeu as Comemorações do 5 de outubro, com uma sessão que enalteceu o papel das mulheres transmontanas na implantação da república. 

A apresentação do livro da historiadora Fina d’Armada “Republicanas Quase Desconhecidas”, a cargo de Lourdes Graça, foi o mote para dar a conhecer a história e vida de alfandeguenses quase desconhecidas, mas cujo papel na implantação e comemoração da república ficou registado no livro da historiadora. Aliás, a Obra “Republicanas Quase Desconhecidas” tem um capítulo exclusivamente dedicado a Alfândega da Fé. 

Editada pela Temas e Debates, em novembro de 2011, o livro aborda o papel das mulheres na implantação da República em Portugal. Fala-nos da história de republicanas, do trabalho e atuação destas em vários concelhos do país e é também o resultado de um trabalho de investigação e estudo, que contou com a colaboração dos municípios e historiadores/investigadores locais. 

Ver noticia completa aqui

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Alfândega da Fé e Vinhais não se pronunciam sobre reforma das freguesias

As assembleias municipais de Alfândega da Fé e Vinhais, no distrito de Bragança, recusaram pronunciar-se sobre a redução de freguesias nos respetivos concelhos, deixando para a Unidade Técnica nacional a decisão sobre a reforma do território.


O presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, disse hoje à Lusa que a assembleia municipal decidiu "não deliberar", aguardando pela decisão da Unidade Técnica que depois será analisada por este órgão autárquico e "referendada nas aldeias (freguesias) visadas".

A assembleia municipal de Alfândega da Fé decidiu não avançar com qualquer proposta e remeter à Unidade Técnica os pareceres recolhidos juntos das assembleias de freguesias que podem ser alvo da reforma por terem menos de 150 habitantes. Fonte autárquica disse à Lusa que os pareceres recolhidos apontam para uma redução de oito freguesias, num concelho que tem 22 freguesias, 12 das quais com menos de 150 habitantes.

Ver noticia completa aqui

terça-feira, 9 de outubro de 2012

TC recusa visto para vender Hotel SPA

O Tribunal de Contas (TC) não autorizou a venda do Hotel SPA de Alfândega da Fé.De recordar que a câmara municipal, que detém o equipamento turístico, lançou um concurso no final de 2010.O vencedor foi o grupo GESVIMA, mas o município teria de assumir parte da dívida.  Ainda assim, o negócio só podia ser concretizado depois do visto do Tribunal de Contas que não deu autorização.“Os compradores estavam dispostos a pagar 1,6 milhões de euros e a câmara tinha de assumir o restante passivo que era cerca de 2,5 milhões” explica a presidente da câmara de Alfândega da Fé. Para tal “e como estamos em saneamento financeiro, tivemos de pedir o visto do Tribunal de Contas que demorou bastante que acabou por considerar que não podíamos assumir esse passivo porque isso seria um empréstimo e não o podíamos fazer”.A única forma de resolver o problema seria estabelecer um programa de reequilíbrio financeiro.Berta Nunes conta ter este processo concluído até ao final do ano.“Já foi aprovado na Assembleia Municipal e prevemos que o valor do passivo servirá para amortizar e assim já poderemos vender”, afirma. “Todo este processo já demorou mais de um ano e grande parte foi por causa do visto, mas lá para o fim do ano contamos ter o processo do reequilíbrio financeiro visado pelo Tribunal de Contas”, acrescenta.Apesar deste contratempo, a autarca garante que o investidor mantém o interesse no negócio.

Ver noticia completa aqui

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Esclarecimento

Psd Alfândega da Fé A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata de Alfândega da Fé, desmente a notícia avançada pelo Jornal Nordeste que dá conta de que a Comissão Política Concelhia já aprovou o nome de Artur Aragão para candidato à Câmara Municipal pelo PSD. No espaço de cerca de um mês, é a segunda vez que o Jornal Nordeste avança, de forma errada, com esta notícia, refugiando-se em “fontes” e em “desabafos de militante local”, sem nunca concretizar. Isto revela um total desrespeito pelos militantes desta concelhia.
A verdade dos factos é a que agora anunciamos: a Comissão Política Concelhia ainda não reuniu para escolher o nome do candidato à Câmara Municipal e este terá que ser aprovado pela Assembleia de Militantes.
É por isso totalmente falso que o nome já tenha sido escolhido. Será escolhido oportunamente, segundo os estatutos do partido.
Tal como nenhum nome está escolhido, também nenhum militante está posto de parte, por isso é totalmente falso que se viva um ambiente tenso dentro do partido.
Como sempre, o PSD saberá encontrar o seu candidato.

A CPC do PSD de Alfândega da Fé

Lacre - Actuação no Hotel & Spa Alfândega da Fé - 06/10/2012

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Produtor transmontano lança azeite com ouro


Um produtor de Alfândega da Fé vai lançar no mercado uma mistura do tradicional azeite com folha de ouro comestível.
"Tem mesmo ouro de 23 quilates", assegurou Artur Aragão à agência Lusa, explicando que se trata de uma mistura do tradicional azeite com folha de ouro comestível. O consumidor não irá ver o ouro, mas saborear a combinação de dois produtos com benefícios para a saúde.
Segundo a Casa Aragão, às vantagens inerentes ao azeite, uma gordura natural rica em várias vitaminas, juntam-se os benefícios do ouro, utilizado há mais de seis mil anos pelos egípcios no combate a doenças como arteriosclerose, reumatismo, do aparelho digestivo, e até como afrodisíaco.
A inspiração surgiu de outros produtos que existem já nos mercados internacionais que contêm ouro. Artur Aragão deu o exemplo de "um sorvete de Nova Iorque, nos Estado Unidos da Amércia, que custa 2500 dólares (1936 euros), um hambúrguer também com folha de ouro, em Las Vegas, ao preço de 666 dólares (515 euros)", e algumas bebidas.
O preço do novo azeite será mais modesto, embora "um pouco mais caro" do que os azeites tradicionais. Uma garrafa de 250 mililitros do azeite com ouro custará cinco euros, quase o triplo dos outros azeites certificados comercializados por este produtor com Denominação de Origem Protegida (DOP) e biológicos.

Ver noticia completa aqui

Fingertips associam-se a lançamento de azeite transmontano

Os Fingertips vão estar hoje em Alfândega da Fé para a apresentação do primeiro azeite transmontano com ouro. "Ouro Líquido" é o novo produto que a Casa Aragão vai apresentar e tem a particularidade de adicionar o metal precioso ao "ouro transmontano".

Para assinalar mais esta conquista no mercado, a Casa Aragão decidiu promover um momento musical com a presença dos Fingertips, uma banda portuguesa de grande sucesso a nível nacional e internacional. Formados em 2003, os Fingertips tornaram-se conhecidos logo após o lançamento do álbum de estreia, “All’Bout Smoke’n Mirrors”, que foi um dos maiores sucessos do ano e colocou “Melancholic Ballad (“For The Leftlovers)”, “Picture Of My Own” e “How Do You Know Me” nas bocas de meio mundo. Melancólica, apaixonada, intensa e cativante, a música dos Fingertips ganha agora nova força na voz sensual de Joana Gomes.

O evento conta ainda com a presença dos alfandeguenses Puzzle Inacabado, uma banda que surge com este nome em 2010 mas cuja história assenta em vários anos de amizade e cumplicidade.

Com esta iniciativa, a Casa Aragão tenta aproximar os mais jovens dos produtos nacionais, tentando uma simbiose entre a música contemporânea e as tradições ancestrais ligadas à produção e consumo do azeite.

Ver noticia completa aqui

PSD escolhe candidatos em Mogadouro e Alfândega da Fé

.../...

Ambiente tenso
no PSD-Alfândega

Em Alfândega da Fé, a Comissão Política de Secção (CPS) aprovou o nome de Artur Aragão para candidato à Câmara pelo PSD, conforme o Jornal Nordeste já tinha avançado. Agora, falta apenas o parecer da Assembleia de Secção, que deverá reunir no final de Outubro ou início de Novembro.
Artur Aragão preside à CPS e é membro da Comissão Política Distrital. Fonte ligada ao processo revelou ao Jornal Nordeste que o ambiente no partido é particularmente tenso, dado que não é certo que a lista do PSD à Câmara de Alfândega inclua Arsénio Pereira, actual vereador. “Arsénio Pereira foi mais crítico com João Carlos Figueiredo, do que com Berta Nunes”, desabafa uma militante do PSD local, referindo-se ao anterior e à actual presidente da Câmara de Alfândega.
O presidente da Comissão Política Distrital do PSD, José Silvano, avisa, no entanto, que a oficialização das candidaturas ainda terá que ser “homologada” pela estrutura distrital e nacional.

Ver noticia aqui




II Workshop Reiki - Hotel & Spa em Alfândega da Fé - 14/10/2012


Lar da LEQUE abre em Novembro

No próximo mês deverá abrir o Lar Residencial para pessoas com deficiência em Alfândega da Fé.O projecto da associação LEQUE surge da transformação de uma parte do antigo edifício do Centro de Saúde da vila.  O equipamento vai disponibilizar 30 vagas, mas nem todas vão ser ocupadas de imediato.“Inicialmente só vamos abrir para 10 vagas porque ainda não temos todo o edifício concluído, pois as obras estão um bocadinho atrasadas”, refere a presidente da associação LEQUE, acrescentando que “já temos muitas inscrições de todo o país”. Ainda assim, ressalva que “há um problema com que as famílias se debatem que é o facto de neste momento nós não termos acordo com a Segurança Social, as comparticipações das famílias são muito baixas e a mensalidade do lar é um bocadinho mais elevado do que as suas pensões”. Por isso, “vamos ter uma dificuldade que temos de reflectir na instituição para fazer face a essas dificuldades das famílias e garantir a auto-sustentabilidade de associação”, acrescenta. Celmira Macedo explica as vantagens deste equipamento para as famílias com crianças com necessidades especiais dizendo que “a maior parte dos adultos com deficiências regressa a casa das escolas e as famílias já estão idosas o que vai permitir ao pais ter uma velhice mais sossegada tendo os filhos aqui connosco”.

Ver noticia completa aqui

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Republicanas alfandeguenses e outras transmontanas - 05/10/2012


Casa Aragão - Lançamento Ouro Liquido

A Casa Aragão tem a honra de convidar V. Ex.ª e Família para
o lançamento do novo Azeite “OURO LÍQUIDO”, no dia 4 de outubro, pelas 21.00h, no Lagar da Casa Aragão, em Alfândega da Fé.
O lançamento deste novo produto vai ser marcado por um momento
musical com a conhecida banda nacional FINGERTIPS, numa simbiose
perfeita entre a música contemporânea e as tradições ancestrais ligadas à produção de azeite.

PROGRAMA
21.00h- Apresentação do Ouro Líquido
21.30h - A Simbiose entre a Música e o Ouro Líquido Transmontano
Atuação dos Alfandeguenses PUZZLE INACABADO
Atuação dos FINGERTIPS

Concertos de Inverno - Hotel & SPA em Alfândega da Fé - 06/09/2012