Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

segunda-feira, 26 de Novembro de 2012

Nova provedora da Misericórdia de Alfândega da Fé toma posse quinta-feira

A Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé tem nova direcção.Vai tomar posse na quinta-feira a lista que saiu vencedora do acto eleitoral de domingo.A lista A, encabeçada por Ermelinda Salgueiro, arrecadou 192 votos, contra os 97 obtidos pela lista B, liderada por Luís Azevedo.  A nova provedora diz que avançou para esta corrida por ter disponibilidade.“Eu trabalhava numa instituição bancária e desde o dia 1 de Novembro que estou na reforma e fiquei muito preocupada em ter de vir para casa sem nada para fazer”, conta. “Fui convidada para me candidatar e aproveitei por ser uma instituição de solidariedade pela qual eu poderia fazer algo”, acrescenta.Ermelinda Salgueiro confessa que tem consciência das dificuldades que vai ter pela frente por causa da situação financeira que a instituição atravessa.“Toda a gente sabe que a instituição está mal financeiramente, por isso, temos de ver formas de angariar fundos para evitar o encerramento”, afirma.

Ver noticia completa aqui

sexta-feira, 23 de Novembro de 2012

Idosos sozinhos têm mais apoio

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé está a fazer um levantamento dos idosos que vivem sozinhos no concelho. O objetivo é avaliar as reais condições de vida destas pessoas, ao mesmo tempo que se criam os mecanismos e respostas para as situações de risco identificadas.
Os dados do último recenseamento da população alertaram para uma situação preocupante, 63% dos idosos do concelho vivem sozinhos e 41% tem um ou mais idosos como companhia. Atenta a esta realidade, a autarquia colocou no terreno uma equipa da Divisão de Desenvolvimento Social, que está a identificar situações e dar o encaminhamento necessário.

Nesta fase inicial os técnicos estão a realizar um inquérito/levantamento junto desta população. As primeiras conclusões mostram que nesta situação estão principalmente mulheres, com 70 ou mais anos. A maioria não tem telefone, nem sabe utilizá-lo. Não usam transporte público, pelas dificuldades de locomoção ou inexistência/ inadequação de horários. Muitas destas pessoas limitaram a sua atividade devido a quedas. A solidão e falta de apoio são das queixas mais frequentes.

Estes primeiros dados levaram à constituição de uma equipa que está a fazer a avaliação da segurança das habitações dos idosos para a prevenção de quedas, sensibilização destes munícipes para a utilização do telealarme e participação nas atividades do desporto sénior.
Noutro campo fomenta-se o espírito de vizinhança tão característico do meio rural transmontano. Neste sentido e com o objetivo de minorar alguns dos problemas identificados estão a ser constituídas equipas de voluntários nas freguesias. A ideia é conseguir formalizar uma espécie de bolsa de voluntários, que possa acompanhar e apoiar os idosos. Um apelo à participação cívica dos munícipes e ao estreitamento dos laços de solidariedade e espírito de comunidade.

Associação de Regantes da Esteveinha formalizada

Tomaram posse, no passado dia 14 de novembro, os órgãos sociais da recém-criada Associação de Beneficiários de Rega da Barragem da Esteveinha.
A constituição desta Associação vem suprir a falta de um organismo concelhio que regulasse, gerisse e mantivesse as infraestruturas de regadio da Esteveinha. Além disso marca também o processo de remodelação da rede de regadio desta albufeira, cujo concurso para a execução da obra já está em andamento.
Trata-se de uma obra da responsabilidade da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, num investimento de cerca de 1 milhão e 700 mil euros, comparticipados em 75%.

A remodelação do sistema de abastecimento de água para regadio vai evitar desperdícios de água, provocados por um sistema obsoleto e consequentemente minimizar os problemas de falta de água resultantes de períodos de seca como o vivido no verão passado. Simultaneamente está-se a constituir um organismo com competências de regular, gerir e manter estas infraestruturas garantido a sustentabilidade de todo este sistema e das próprias produções/explorações na sua dependência.

Recorde-se que esta albufeira serve diretamente 70 agricultores, mas dados apontam para que cerca de 300 utilizem este sistema de rega de forma precária.

Rotundas


quinta-feira, 22 de Novembro de 2012

Concerto Missa Jovem "De Outra Maneira" no Auditório Municipal de Alfândega da Fé 24/11/2012


Marcha pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres - 26/11/2012 em Alfândega da Fé




No próximo dia 26 de Novembro realiza-se a Marcha pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres que será ao mesmo tempo uma palestra itinerante com passagem pelos principais pontos/instituições de Alfândega da Fé no que toca à promoção da igualdade de género e ao combate da violência de género.

A iniciativa partiu da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé (LACSAF), no âmbito do seu projecto Prevenir a Violência para uma Saúde Melhor, em colaboração com o projecto Alfândega Promove a Igualdade da Associação Leque e com o Município. O objectivo é assinalar o dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres que se comemora a 25 de Novembro, consciencializando a população para a problemática da violência nas mulheres em todas as idades e reforçando a rede de instituições que concorrem para a promoção da igualdade de género e para a prevenção/intervenção no âmbito da violência doméstica em Alfândega da Fé.

A Marcha irá percorrer pontos fulcrais da vila no que diz respeito à prevenção/intervenção no âmbito da violência doméstica e à promoção da igualdade de género. Em cada local/instituição um representante irá fazer uma declaração neste âmbito, fazendo-se desta forma uma pequena palestra itinerante. Durante a Marcha serão distribuídas flores de papel com mensagens alusivas à não violência contra as mulheres, criadas pelos utente da Associação Leque no âmbito do projecto Prevenir a Violência para uma Saúde Melhor.

A Marcha terá partida na sede da LACSAF, seguindo para a Câmara Municipal, Escola eb 2,3/S, Centro de Saúde, GNR e Tribunal. Termina na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues onde a turma de expressão dramática da Universidade Sénior de Alfândega da Fé irá apresentar uma peça de teatro relacionada com a violência doméstica.

A concentração para a Marcha está agendada para as 14h30 na sede da LACSAF (antigo centro de saúde).

domingo, 18 de Novembro de 2012

Ara 1 - Mirandela 2 (Infantis - Juniores D)





















Mais um grande jogo dos nossos meninos apesar de terem perdido injustamente (também com um árbitro de Mirandela é o que dá...)

Parabéns a todos amanhã publicarei o jogo dos "Benjamins",