Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

segunda-feira, 24 de Dezembro de 2012

Associação LEQUE foi uma das 10 instituições nacionais a receber os “Donativos de Natal Montepio”

No dia 20 de dezembro, a Associação LEQUE esteve na cerimónia de entrega de “Donativos de Natal Montepio”, no auditório do edifício sede do Montepio em Lisboa.


Há já vários anos que o Montepio transforma o montante que afetaria à aquisição de presentes de Natal em donativos destinados a apoiar projetos de solidariedade social.“Donativos de Natal Montepio”, no auditório do edifício sede do Montepio em Lisboa.

Este ano não foi diferente e, com 200 mil Euros, apoiaram 10 instituições que desenvolvem atividade de Norte e Sul do País e que, com o valor recebido, veem reunidas as condições para concretizar mais projetos e responder às necessidades das populações que se encontram em situação de vulnerabilidade social, nomeadamente crianças, jovens e idosos.“Donativos de Natal Montepio”, no auditório do edifício sede do Montepio em Lisboa.

A LEQUE, foi uma das instituições selecionadas, este donativo, vem contribuir em muito para a sustentabilidade da Associação e servirá de alavancagem para o desenvolvimento de novos projetos em 2013.“Donativos de Natal Montepio”, no auditório do edifício sede do Montepio em Lisboa.

Ver noticia completa aqui

Mais 400 mil euros para investir no centro de Alfândega da Fé

A primeira fase das obras de requalificação do centro da vila de Alfândega da Fé já está na recta final e a Câmara prepara-se agora para avançar com uma nova intervenção. A presidente do município garante que no início do próximo ano vai arrancar a segunda fase dos trabalhos para embelezar a vila.  “A segunda fase vai tratar todo o espaço verde e a parte junto à Junta de Freguesia que já está bastante degradada e vamos criar ali um espaço de lazer, que vai ser uma mais-valia para o centro de Alfândega da Fé”, realça a autarca. Berta Nunes assegura que já foram melhoradas várias infra-estruturas e diz que o objectivo é tornar a vila mais atractiva para os turistas e para a população.

Ver noticia completa aqui

Bombeiros ficam a perder na emergência pré-hospitalar

Os prémios pagos pelo INEM não cobrem as despesas que as corporações de bombeiros têm com os serviços prestados no âmbito da emergência pré-hospitalar.
Quem o diz é o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Bragança, Diamantino Lopes, numa altura que o INEM acordou com a Liga dos Bombeiros Portugueses a actualização da tabela de pagamentos às corporações. Esta actualização prevê aumentos dos prémios de saída de 8,2 por cento, para os postos de emergência médica, e 2,9 por cento, para os postos reserva.
Para Diamantino Lopes este aumento já é um passo importante para as corporações de bombeiros, mas lembra que os custos reais do socorro são mais elevados do que aquilo que o INEM paga aos soldados da paz.
“Cada corporação de bombeiros tem o compromisso de garantir durante 24 horas o socorro. Isto pressupõe que tem que ter 24 horas seguidas dois homens disponíveis para sair.

Ver noticia completa aqui

Jovens de Outrora em Filme

A Comissão “Jovens de Outora”, em conjunto com uma equipa da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e Liga dos Amigos do Centro de Saúde, estiveram, nestes últimos meses no terreno, a recolher histórias de vida, memórias e testemunhos de idosos do concelho. O resultado foi a edição do documentário “Entre Dois Mundos”. O filme foi apresentado no Hotel & SPA Alfândega da Fé, perante uma plateia, que contou com a presença de muitos dos participantes nas gravações.

Um projeto importante, que para a autarquia simboliza também o poder “guardar” e divulgar muitos das histórias que compõem a identidade do concelho e dos seus habitantes. Este poderá, também, assumir-se como um documento importante para estudiosos e investigadores. Para muitos dos seniores foi uma forma de poder sair do anonimato, contar a sua história, relembrar costumes antigos e simultaneamente combater a solidão. O facto é que todo este trabalho conduziu a momentos de convívio e a troca de ideias e experiências sobre o passado, o presente e o futuro. A equipa percorreu todas as freguesias do concelho, entrevistaram e filmaram os habitantes mais velhos, trocaram impressões e compilaram o testemunho destas pessoas.

Recorde-se que a Comissão “Jovens de Outrora” surgiu do desafio lançado pela autarquia aquando da realização do fórum com o mesmo nome, há cerca de três anos. Desde essa altura que os “Jovens de Outrora “ se constituíram como um grupo e trocaram os dias de ócio pela dinamização de atividades direcionadas para os seus pares. A realização do “Entre Dois Mundos” foi mais uma dessas iniciativas.

Primeira Conferência Desporto de Alto Rendimento - Interior Norte Alfândega da Fé 16 de janeiro

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé em conjunto com a US Elite Sports Agency®, promove a primeira Conferência Desporto de Alto Rendimento - Interior Norte. A iniciativa vai trazer a debate a realidade deste desporto no interior norte de Portugal, ao mesmo tempo que se abordam temas cruciais quando se fala da prática desportiva.

Numa região que reúne características de excelência para ter as melhores condições de treino do País, importa refletir sobre esta temática. Ao longo da jornada vão também ser abordados temas como o treino de alto rendimento, a nutrição no desporto ou o nível de desenvolvimento do desporto nas regiões do interior do país.

O debate está agendado para 16 de janeiro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e conta com a presença do atual campeão nacional de ciclocross. Um testemunho na primeira pessoa sobre as dificuldades encontradas e sacrifícios efetuados para atingir o sucesso.

Esta iniciativa é dirigida a todos os técnicos de desporto e fisiologia, atletas da região, entidades desportivas, nutricionistas e outros técnicos de saúde, assim como à população em geral.

Com caráter técnico e científico, os interessados devem efetuar a inscrição para o e-mail: conferenciadesportorendimento@gmail.com. ou através do telefone 919407497.

quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012

quarta-feira, 19 de Dezembro de 2012

Alfândega da Fé: Transladação do santuário do Santo Antão da Barca concluída em finais de 2013

A EDP iniciou os trabalhos de transladação do santuário do Santo Antão da Barca, situado na margem direita do rio Sabor, no concelho de Alfândega da Fé, prevendo-se que a mudança esteja concluída no último trimestre de 2013.

"A nova localização do santuário foi escolhida em consenso com o município, com as populações das aldeias vizinhas e com a Confraria do Santo Antão", explicou o diretor de projeto do empreendimento hidrelétrico do Baixo Sabor, Lopes dos Santos.
No entanto, prevê-se que haja "um ligeiro atraso" na conclusão das obras, já que foi descoberto um conjunto de frescos que terá de ser analisados e transferido para a nova capela dentro de padrões que possam preservar este tipo de arte sacra, que inclui painéis datados do século XVIII.
"Os passos mais difíceis já foram dados, neste momento trata-se de resolver um problema mais construtivo com a descoberta das pinturas a fresco e que neste monumento constituem o aspeto técnico mais delicado. É preciso estudar os novos elementos para encontrar uma solução para garantir a sua transferência em segurança", acrescentou o responsável.
Com o aparecimento das pinturas a fresco no interior da capela, o programa de transladação do santuário sofreu algumas alterações, mas a EDP, acredita que a mudança esteja concluída por altura da festa anual em honra do Santo Antão da Barca, que se realiza em setembro de 2013.

Ver noticia completa aqui

terça-feira, 18 de Dezembro de 2012

Concerto de Natal - 23/12/2012


Alfândega da Fé investe meio milhão de euros na recuperação de estrada municipal



A Câmara de Alfândega da Fé vai investir meio milhão de euros na recuperação da estrada municipal que liga aquela sede de concelho à aldeia dos Colmeais, foi hoje anunciado.

O objetivo é contribuir para a segurança daqueles que circulam numa das vias rodoviárias "mais perigosas" da região.

"Trata-se de um investimento de 500 mil euros, com uma comparticipação de 85% pelo programa Novo Norte. Esta obra vai permitir melhorar o acesso à aldeia dos Colmeais, já que se trata de uma estrada bastante perigosa e sinuosa", disse hoje à Lusa a presidente do município, Berta Nunes.

A autarca diz que a estrada, devido ao seu traçado, é "a mais perigosa e degradada do concelho".

"A intervenção visa melhorar o perfil da estrada e ao mesmo tempo torná-la mais atrativa do ponto de vista turístico, já que atravessa uma zona de montanha com paisagens agradáveis.

Ver noticia completa aqui

terça-feira, 11 de Dezembro de 2012

Alfândega inaugura Rota da Fé

Pinturas murais servem de ponto de partida para uma rota turística que potencia o património religioso do concelho de Alfândega da Fé.  

A Câmara de Alfândega da Fé vai recuperar a Capela de Santo Amaro, na Legoinha, e criar a “Rota da Fé” no concelho. 

As pinturas murais existentes na Capela de Santo Amaro, na Legoinha, vão ser restauradas. Trata-se de um importante conjunto de frescos datados, ao que tudo indica, do século XVI e que ocupam uma área bastante significativa da capela. 

A obra vai implicar também a reconstrução da capela, como refere a autarca de Alfandega da Fé, Berta Nunes: “É uma capela que, quando se fez o levantamento do património religioso do concelho, se descobriu uns frescos de são Geraldo, que eram desconhecidos até então, com valor patrimonial e artístico e que vamos agora recuperar.” 

“É uma obra que vai custar à volta de 100 mil euros e inclui a recuperação do edifício da capela. Há uma parte mais antiga e outra mais moderna que vão ser recuperadas essas duas capelas que estão justapostas e vamos ainda recuperar os frescos”, explica. 

Ver noticia completa aqui

segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

1º Aniversário do blogue


No passado dia 8 o blogue completou o seu 1º aniversário foi um blogue que começou um pouco envergonhado mas agora tem pernas para andar é um orgulho para mim.

Neste momento tem 388 artigos, 29 seguidores (blogger) e 14822 visitas de todo o lado do mundo.

Só tenho pena da pouca participação, como podem ver no inicio do blogue, vocês também podem enviar fotos, noticias, cartazes, tudo o que tenha a ver com o nosso concelho, às vezes é difícil mantê-lo sempre actualizado, por isso um dia fui tirar um monte de fotos à nossa linda terra, as que tinha já não me agradavam, para ter sempre algo para mostrar.

OBRIGADA, ESTE BLOGUE EXISTE PORQUE VOCÊS O VISITAM DIARIAMENTE.

IV Raid TT em Sambade - 16/12/2012


Apresentação do livro Trás-os-Montes do Autor Tiago Patrício em Alfândega da Fé - 14/12/2012

sexta-feira, 7 de Dezembro de 2012

Alfândega da Fé // E a LEQUE abriu-se

A Leque - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Educativas Especiais vai abrir em Murça, a partir de Janeiro do próximo ano, um Centro de Atendimento e Animação para Pessoas com Deficiência, que irá funcionar no Agrupamento de Escolas daquela vila trasmontana. Esta iniciativa replica o projeto implementada em Alfândega da Fé desde 2010. Segundo Celmira Macedo, presidente da Associação, outras iniciativas são surgir durante 2013 em Vinhais e em Mirandela. O projeto a implementar em Murça, contemplado com a última edição do Prémio EDP Solidária Barragens, resultou de uma parceria entre a Leque e o Agrupamento de Escola daquele concelho que irá permitir apoiar cerca de 600 crianças. O Agrupamento disponibiliza espaços para desenvolvimento de atividades com as crianças com necessidades educativas especiais, a Fundação EDP patrocina os equipamentos necessários e a Leque os técnicos que irão trabalhar com as crianças. Até ao momento, dois técnicos da associação já se deslocavam a Murça, todas as semanas, para trabalhar com esta população. A partir do próximo ano este trabalho será reforçado e deverão existir, pelo menos, mais dois técnicos em permanência, neste Centro de Atendimento e Animação. Celmira Macedo adiantou que as populações dos diferentes concelhos vêm sentido, cada vez mais, a necessidade deste tipo de apoio, até porque os centros de saúde locais estão cada vez mais limitados em termos de recursos humanos.

Ver noticia completa aqui

quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012

Tribunal de Contas chumba João Carlos Figueiredo

O Tribunal de Contas quer apurar eventuais responsabilidades financeiras do anterior presidente da Câmara de Alfândega da Fé após uma ação inspetiva da Inspeção Geral da Administração Local. De acordo com o despacho de notificação da IGAL, a que o Mensageiro teve acesso, a referida inspeção decorrer entre 21/6/2010 e 23/09/2010 e foram detetadas duas situações: “a ultrapassagem dos limites legais de capacidade de endividamento, em 2008, em violação do artigo 87.º da Lei de Enquadramento Orçamental (...) e artigos 4.º, 37.º e 39.º da Lei das Finanças Locais” e a “aquisição de material sem procedimento, em 2009, em violação do Código dos Contratos Públicos (...)”. Em causa está a ultrapassagem em mais de três milhões de euros do limite de endividamento entretanto imposto às autarquias. Foi decidido enviar o assunto ao Ministério Público junto ao tribunal de Contas para apuramento de eventual responsabilidade financeira, de acordo com o despacho de notificação. Contactado pelo Mensageiro, João Carlos Figueiredo, recém-nomeado sub-delegado do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (uma escolha decidida em reunião dos presidentes das distritais do PSD do Norte), o antigo autarca diz-se “obviamente tranquilo”, até porque esta questão é “meramente administrativa”.

Ver noticia aqui

Alfândega da Fé: Câmara foi buscar ao PAEL 700 mil euros para o pagamento de dívidas de curto prazo

A Câmara de Alfandega da Fé foi buscar 700 mil euros de fundos ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), tendo em vista a liquidação de dívidas de curto prazo, contraídas pelo município ao longo dos últimos anos.


O montante proveniente do PAEL servirá, para liquidar dívidas antigas, que aparecerem depois do saneamento financeiro efetuado pelo município alfandeguense, como justificou a presidente da Câmara, Berta Nunes.

Ver noticia completa aqui

segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012

Alfândega da Fé às 8:15





"Nascem poucos bebés porque os jovens emigram”


Correio da Manhã – Em meio século Alfândega da Fé perdeu 60% da população. Qual é o problema?
Berta Nunes – O problema de Alfândega da Fé é igual ao de outros municípios do Interior. Primeiro, foi a grande vaga de emigração dos anos 60 e 70 e, depois de alguma estabilização, assiste-se a nova avalanche de saídas do País. Nascem poucos bebés porque os jovens emigram.
– Que pode fazer a autarquia para contrariar essa realidade?
– Não são muitas as armas da autarquia, mas pode e está a fazer alguma coisa, sobretudo no apoio à actividade económica. As pessoas não se fixam se não tiverem emprego e as câmaras têm de se emprenhar na ajuda à criação de emprego.
– Como?
– Facilitando, em termos de taxas e da burocracia, a instalação de empresas. A câmara criou o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo que ajuda os jovens que queiram criar aqui a sua empresa e a todos os que pretendam instalar-se no concelho.
– Como está o concelho em termos de saúde e educação?
– Estamos bem. O centro de saúde está aberto todos os dias e as crianças têm transporte gratuito para as escolas na vila.
– Alfândega já bateu no fundo quanto à perda de população?
– Receio que não. Por causa da crise, os jovens vão embora e os filhos nascem noutras terras.

Ver entrevista aqui