Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Câmara de Alfândega da Fé também já pagou subsídios de férias aos funcionários

Câmara Municipal de Alfândega da Fé pagou, na semana passada, o subsídio de férias aos funcionários. Juntamente com a remuneração do mês de junho os trabalhadores receberam, no dia 20 deste mês, esta prestação remuneratória.


Esta decisão abrange 151 funcionários municipais e representa uma verba de cerca de 140 mil euros.

Este foi um esforço que a autarquia quis fazer por entender que esta retribuição é devida aos funcionários, traduzindo-se no respeito pela lei e pelos trabalhadores municipais. Nesta resolução pesaram, também, as dificuldades financeiras que muitas das famílias estão a enfrentar, sendo este pagamento do subsídio visto como um forte contributo para as minorar.

Ver noticia completa aqui

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Regantes do Norte de Portugal criaram federação para ganhar dimensão e voz

Os representantes de nove associações de regantes decidiram juntar-se para ganhar dimensão e voz na nova Federação De Regadios Públicos do Norte (FRPN) apresentada ontem, em Trás-os-Montes.
A cerimónia decorreu no Vale da Vilariça, no Distrito de Bragança, um dos vales mais férteis do país que, desde há décadas, tem no regadio o principal constrangimento.
A Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça é um dos membros da nova federação, junto com as associações da Veiga e Rego do Milho de Chaves, a Temilobos de Armamar, Macedo de Cavaleiros, Burgães de Vale de Cambra, Alfândega da Fé e da Camba, no mesmo concelho, e A. H. Sabariz/Cabanelas de Viana do Castelo.
O anfitrião da apresentação pública, Fernando Brás, explicou à Lusa que a federação "visa complementar aquilo que cada uma das organizações individualmente não pode fazer, prestar serviços aos beneficiários e ganhar escala".
A formação e a modernização da gestão dos sistemas de regas são alguma das apostas dos novos parceiros que esperam também conseguir "ganhar voz" e ultrapassar "as dificuldades em se fazerem ouvir", nomeadamente junto do Ministério da Agricultura para resolver problemas locais.

Ver noticia completa aqui

Município de Alfândega da Fé celebra Protocolo com Exército Português

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé celebrou um protocolo de colaboração com o Exército Português tendo em vista a implementação no município de um serviço de informação e divulgação de assuntos de natureza militar.

Este acordo de colaboração foi assinado no dia 18 de junho, no salão nobre dos Paços do Concelho, num ato onde o exército se fez representar pelo Major-General António Tavares e a Câmara Municipal pela sua Presidente. Presentes estiveram, também, os funcionários municipais que vão fazer a ponte entre o exército e os munícipes.

Na altura a Presidente de Câmara mostrou a total disponibilidade da autarquia para colaborar neste ou noutros projetos, reconhecendo a importância da aproximação dos serviços das pessoas evitando, muitas das vezes, deslocações desnecessárias, poupando tempo e dinheiro na resolução de problemas ou obtenção de informações.

Ver noticia completa aqui

terça-feira, 18 de junho de 2013

Artur Aragão apresenta equipa em Vilarchão

Não prometer nada que esteja fora de alcance é o mote da candidatura de Artur Aragão à Câmara Municipal de Alfândega da Fé, pela coligação PSD/CDS-PP.
“Nós queremos falar a verdade, sabemos que a situação económica e financeira da Câmara Municipal é muito grave e vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para diminuir a dívida”, referiu Artur Aragão, num comício de apresentação realizado anteontem, em Vilarchão.
Embora a grande preocupação seja endireitar as contas da autarquia, Artur Aragão não descura a importância da parte social num concelho como Alfândega da fé. “ Temos que nos preocupar com as pessoas. Estamos com uma crise enorme no País e que leva a que as pessoas tenham dificuldades mas nós vamos olhar para as pessoas mas também para a situação financeira”, salienta o candidato.
Para o presidente da Comissão Política Distrital do PSD, José Silvano, a vitória “não é fácil” mas a coligação “reúne todas as condições para a conseguir”.
Quanto à equipa de Artur Aragão, em segundo lugar está Carlos Bebiano e em terceiro Catarina Araújo. À Assembleia Municipal candidata-se Luís Terêncio, ao passo que Rui Araújo lidera a lista à Junta de Freguesia de Alfândega da Fé.

Ver noticia aqui

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Só um professor compareceu na escola

Apenas um dos 62 professores convocados compareceu no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé (Bragança) esta manhã, inviabilizando a realização do exame de Português, adiantou ao Mensageiro de Bragança José Lopes, o diretor do agrupamento. “Também os educadores fizeram greve, pelo que não há nenhuma creche a funcionar”, disse.
Ao todo, foram afetados cerca de 30 alunos. “Como ainda não saíram as notas da avaliação contínua, todos os nossos alunos internos estavam propostos a exame”, explicou.

Ver noticia completa aqui

sexta-feira, 14 de junho de 2013

COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL DE ALFÂNDEGA DA FÉ - 29 JUNHO 2013


Obras da EDP impedem festividades de Santo Antão da Barca junto ao rio Sabor

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé anunciou hoje que o atraso na trasladação do santuário de Santo Antão da Barca levará a que as tradicionais festas de setembro não tenham lugar naquele templo.

O santuário situado na margem direita do rio Sabor, está a ser transferido para nova localização pela EDP, dado que o seu local tradicional vai ficar submerso após a conclusão da barragem do Baixo Sabor.

Como alternativa, as festividades serão realizadas na aldeia de Parada, freguesia de onde o Santo Antão é originário.



Ler mais: http://visao.sapo.pt/obras-da-edp-impedem-festividades-de-santo-antao-da-barca-junto-ao-rio-sabor=f735343#ixzz2WBMWv2U7

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cereja de Alfândega da Fé vendida na Suíça

Duas toneladas de cereja de Alfândega da Fé vão ser exportadas para a Suíça.É a primeira vez que a Adega Cooperativa daquele concelho vai vender este fruto naquele país.Depois da Festa da Cereja, que terminou ontem, ainda resta muita para vender e a próxima estratégia passa por alargar o mercado internacional.  “Estamos a tentar negociar uma remessa para a Suíça, o que nos garante o escoamento da cereja na totalidade”, adianta o vice-presidente da direcção da Adega Cooperativa de Alfândega da Fé. “Para a Suíça é a primeira vez quer estamos a vender e são cerca de dois mil quilos”, acrescenta Diamantino Lopes.Segundo a autarquia, este ano passaram pela Festa da Cereja cerca de 20 mil pessoas.A presidente da câmara de Alfândega da Fé faz um balanço positivo deste certame.“Estávamos com algum receio porque a cereja estava muito atrasada e podíamos não ter quantidade suficiente, mas isso acabou por não se verificar”, refere Berta Nunes.

Ver noticia completa aqui

terça-feira, 4 de junho de 2013

1º Sprint BTT da Cereja - Alfândega da Fé - 09-06-2013


Mais Informações em: http://www.cm-alfandegadafe.pt/noticias/480

O que é?
. O Sprint BTT compreende um novo formato de corrida BTT, onde o mais rápido será o vencedor.
. O percurso terá 700m, é totalmente pedalável e inclui asfalto, terreno natural, obstáculos artificiais e naturais;
. Os atletas competem entre si 4 a 4 (cada manga tem 4 atletas) onde os 2 mais rápidos continuam em prova (passam à fase seguinte) e os 2 mais lentos são eliminados, até se chegar a um vencedor.

Inscrição:
. A inscrição contempla banho, seguro, brinde, dorsal e lavagem da bicicleta
. As inscrições deverão ser efectuadas até às 14h30m do dia da prova (9 de Junho) o que contempla facultar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nº do B.I./C.C., podendo enviar para o e-mail s.desporto.alfdafe@gmail.com.
. Os menores de 18 anos deverão entregar/enviar a declaração de responsabilidade devidamente assinada pelos pais ou encarregados de educação a autorizar a sua participação bem como cópia do C.C. ou B.I. dos mesmos, aquando da entrega/envio da inscrição.

Programa
13h30m Abertura do Secretariado (Portão Norte da Festa da Cereja)
InscriçãoCheck in / entrega dos dorsais e das lembranças
14h30m Reconhecimento do percurso do 1º Sprint BTT da Cereja
15h00m Início da prova
18h00m Entrega dos prémios