Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

LEQUE inaugura refeitório

A LEQUE – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, sedeada em Alfândega da Fé, inaugurou ontem um refeitório.
A criação deste espaço contou com o patrocínio da Missão Sorriso 2012.
A partir de agora a LEQUE consegue fornecer refeições aos utentes, que já não necessitam de se deslocar a pé, a uma cantina local, para almoçar, explicou a diretora da instituição.

“Dado o número de utentes, houve a necessidade de um espaço maior. Não o tínhamos, fizemos a candidatura à Missão Sorriso, e conseguimos. A Missão Sorriso não nos dá o dinheiro, mas dá-nos o equipamento.
Como a verba não era muito grande, em vez de construir,optámos por este edifício pré-fabricado, mas que tem todas as condições para garantir o serviço”

A criação deste refeitório deixa Celmira Macedo satisfeita, apesar da associação ainda não ter conseguido acordo de cooperação com a Segurança Social.
O processo arrasta-se há cerca de três anos e preocupa a responsável da instituição.

“A situação com a Segurança Social está parada, como nos 2 últimos anos.
Aliás, estamos há 4 anos com uma equipa de 7 funcionários, sem receber um cêntimo que seja do estado.
Tem que haver muito trabalho, muita luta e muitas candidaturas para conseguirmos recolher dinheiro para pagar ordenados. Neste momento o nosso maior peso são os recursos humanos. Temos muitos voluntários, mas de qualquer forma temos necessidade de uma equipa, à qual é preciso pagar.” disse Celmira Macedo.

O refeitório novo da LEQUE, conta com apoio da restauração local, que vai fazer chegar refeições às famílias dos utentes mais carenciados. Está já assegurando o jantar para vinte pessoas diariamente.
A presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, não tem dúvidas que este espaço vem dar resposta a um problema social.

Ver entrevista completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário