Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Alfândega da Fé é o 1º município português sócio da REFCAST | Adesão é fator importante para dinamizar setor no concelho

Foi formalizada a adesão do município de Alfândega da Fé à REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha. O anúncio público aconteceu durante o seminário “A castanha na economia Local”, que decorreu em Sambade. 

Alfândega da Fé tornou-se, assim, no primeiro município português a aderir a esta associação. Para a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega, Berta Nunes, este é mais um passo na consolidação da estratégia de valorização e rentabilização dos produtos locais, que está a ser implementada pela autarquia. “Esperamos poder contribuir com o nosso trabalho para valorizar a castanha e apoiar os nossos produtores ajudando assim na criação de riqueza no nosso concelho, na região e no país”, disse. 

A REFCAST tem como principal objetivo a promoção e desenvolvimento da fileira da castanha e reúne instituições de ensino, associações e organismos ligados ao setor. Rentabilizar e valorizar esta cultura, contribuindo para o aumento da produção e afirmação da castanha nacional, sobretudo no mercado externo, são as grandes metas da Associação. Objetivos partilhados pelo município de Alfândega da Fé, ciente da importância da castanha na economia concelhia enquanto geradora de emprego e riqueza. Um setor que a autarquia quer apoiar e ver crescer, daí a importância de se associar a uma rede que trabalha neste sentido. 

O seminário a “Castanha na Economia Local” pode ser entendido como a primeira ação visível resultante desta colaboração. Durante esta jornada técnica estiveram em debate temas como: o panorama atual da castanha; a transformação e comercialização do fruto; as doenças e as perspetivas futuras da cultura; a apanha e comercialização de cogumelos em soutos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário