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terça-feira, 27 de agosto de 2013

DECO detecta "gato por lebre" em cinco marcas de azeite

Associação de defesa do consumidor pede o reforço da fiscalização, desde o lagar até ao ponto de venda. Nenhum dos casos "é susceptível de pôr em risco a segurança e a saúde dos consumidores".

Um teste às 25 marcas de azeite virgem extra mais vendidas no mercado encontrou cinco em situação ilegal, de acordo com uma investigação DECO.

Dulce Ricardo, técnica da associação de defesa do consumidor e coordenadora do estudo, explica que “uma marca apresentava-se como fraude devido à presença de óleos vegetais refinados”.
“Nós demos conhecimento à ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica]. Trata-se da 'Alfandagh' - Azeite biológico e pedimos à ASAE para que a mesma fosse retirada do mercado”, refere Dulce Ricardo.
Em relação a outras quatro marcas, o azeite estava mal rotulado. "Auchan" (DOP Moura), "É" (Continente), "Grão Mestre" e "Naturfoods", que apresentam-se no rótulo como "azeite virgem extra", deveriam, segundo a associação de defesa dos consumidores, "ser classificadas como 'azeite virgem' apenas".

As marcas "Dia Clássico" (Minipreço) e "Gallo Clássico", das mais baratas, foram as únicas consideradas de excelente qualidade. 

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