Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mártir, a cereja no topo da cerveja

Quatro jovens de Alfândega da Fé criaram a 4 Bicas Cervejeiros e querem fazer da Mártir um produto de Trás-os-Montes

Setembro é o grande mês. Os 4 Bicas Cervejeiros já estão em actividade, mas a laboração oficial vai iniciar-se agora. Daniel, Luís, Manuel e Mário têm a cerveja Mártir pronta a vender. Na pequena cozinha regional em Alfândega da Fé o trabalho já começou há vários meses. Cheira a cereal cozido e há um suave manto de névoa a cobrir o espaço. É preciso esperar algum tempo para que se comece a sentir no ar a doçura daquele que é o ingrediente que, aqui se espera, faça a diferença no mercado: a cereja.

“Entendemos que seria um bom motivo empreender também neste sector, explorando o mercado das fruit beer, já que Trás-os-Montes tem produtos de excelência que podemos aproveitar.” Falam da cereja e, olhando para os quatro jovens naturais de Alfândega, percebe-se que a ligação à terra está presente em todo o processo, desde o produto “ex-líbris do concelho” e, portanto, “uma mais valia”, ao nome da cerveja: Mártir, em alusão às festividades da vila.

Formados em áreas distintas que vão da Psicologia à Engenharia, passando pela Saúde Pública e pelo Desenho, foi sobretudo de forma autónoma que adquiriram conhecimento de produção de cerveja artesanal: “Todo o processo foi aprendido através do estudo e da consulta. Foi um processo auto-didacta de aprendizagem, que demorou algum tempo e que culminou na realização de pequenas experiências.” Experiências que resultaram em quatro tipos de cerveja que, para além da cereja, incluem produtos regionais como o mel e as ervas aromáticas.

O regresso a casa
Nesta cozinha regional há a crença de que o Nordeste “será um pólo importante de investimento”. “As distâncias para o litoral foram diminuídas pelas acessibilidades, tornando os territórios do interior mais acessíveis e apetecíveis ao investimento”. Falam do futuro e, por isso, resolveram deixar a cidade e regressar a casa, porque “o Nordeste Transmontano está agora mais aberto". "O que faz com que todos os diversos recursos que por aqui existem possam ser explorados”.

Ver noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário