Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"Nascem poucos bebés porque os jovens emigram”


Correio da Manhã – Em meio século Alfândega da Fé perdeu 60% da população. Qual é o problema?
Berta Nunes – O problema de Alfândega da Fé é igual ao de outros municípios do Interior. Primeiro, foi a grande vaga de emigração dos anos 60 e 70 e, depois de alguma estabilização, assiste-se a nova avalanche de saídas do País. Nascem poucos bebés porque os jovens emigram.
– Que pode fazer a autarquia para contrariar essa realidade?
– Não são muitas as armas da autarquia, mas pode e está a fazer alguma coisa, sobretudo no apoio à actividade económica. As pessoas não se fixam se não tiverem emprego e as câmaras têm de se emprenhar na ajuda à criação de emprego.
– Como?
– Facilitando, em termos de taxas e da burocracia, a instalação de empresas. A câmara criou o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo que ajuda os jovens que queiram criar aqui a sua empresa e a todos os que pretendam instalar-se no concelho.
– Como está o concelho em termos de saúde e educação?
– Estamos bem. O centro de saúde está aberto todos os dias e as crianças têm transporte gratuito para as escolas na vila.
– Alfândega já bateu no fundo quanto à perda de população?
– Receio que não. Por causa da crise, os jovens vão embora e os filhos nascem noutras terras.

Ver entrevista aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário