Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Universidade Sénior abre sexta-feira em Alfândega da Fé


Perto de 50 seniores estão já inscritos para a abertura das aulas, marcada para sexta-feira, na “universidade” que funcionará nas instalações do antigo centro de saúde local, segundo adiantou à Lusa a Câmara Municipal.
A autarquia apoia a iniciativa da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, inserida num projeto mais vasto em curso no município com o objetivo de promover o envelhecimento ativo, num concelho marcado pelo envelhecimento da população.
A frequência da universidade sénior de Alfândega da Fé é gratuita e alguns dos professores são seniores e voluntários, pelo que este projeto alia a componente da promoção do envelhecimento ativo à do voluntariado.
Nas salas de aula, os seniores vão ter trabalhos manuais, motricidade humana, educação física, técnicas de bordados, agricultura biológica, história de Portugal, história de Alfândega da Fé e expressão dramática e Saúde.
Os alunos terão ainda a oportunidade de aprender o essencial para uma conversa em inglês e francês e alguns de aprenderem a ler a escrever ou a aperfeiçoar a pouca instrução que lhes foi permitida na infância.
Numa altura em que se assinala o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre gerações, “esta escola informal assume-se como mais uma resposta social no sentido de criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio para maiores de 50 anos de idade”, refere o município.
A Universidade Sénior de Alfândega da Fé “é um meio de aprendizagem que não conduz à certificação tradicional, mas está estruturada em termos de objetivos, duração e recursos”, ressalva.

Ver noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário