Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

“Fé nos Burros” Ganha Prémios no Seia CineECo 2012

O Documentário “Fé nos Burros”, resultante do projeto com o mesmo nome que o Município, em conjunto com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino – e o fotógrafo João Pedro Marnoto, desenvolveu no concelho, foi um dos vencedores do XVIII Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela- O Seia CineEco 2012.

O Documentário conseguiu o primeiro lugar na categoria Lusofonia. Foi, assim considerado o melhor trabalho nacional a concurso. Para além do Prémio Camacho da Costa, correspondente ao melhor trabalho lusófono, o “Fé nos Burros” recebeu também, uma menção honrosa do júri da juventude.

Para João Pedro Marnoto esta distinção assume-se como “um culminar de todo um esforço, acreditar e entrega de todos nós. É a confirmação que traçamos um caminho certo e fizemos algo distinto que deixará seguramente marcas para o futuro tal como as está a deixar no presente.”

Recorde-se que o Projeto “Fé nos Burros” nasceu da necessidade de sensibilizar para a preservação não só da espécie, mas também de muitos dos usos e costumes a ela associados e assenta na valorização da relação entre o homem e o animal. Um retrato da cumplicidade entre a espécie e o homem, que chama a atenção para a necessidade de a preservar reinventando a tradição. Deste trabalho que implicou o registo do gado Asinino e Muar do concelho de Alfândega da Fé, resultaram, também, a edição de um livro, a realização de uma exposição, que tem vindo a percorrer o país, e de um documentário.

A “Fé nos Burros” divulga uma parte importante da cultura concelhia e tem contribuído para a afirmação do nome de Alfândega no panorama cultural nacional. Este esforço para a valorização e preservação do património cultural local foi mais uma vez distinguido num Festival que tem como principal objetivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através do cinema e de atividades culturais.

O “Fé nos Burros” foi escolhido de entre 16 curtas-metragens, que foram a concurso na categoria Lusofonia. Nesta XVIII edição do Seia CineEco concorreram também 13 longas, 13 curtas-metragens e o panorama regional contou com a participação de 10 curtas-metragens.

Sem comentários:

Enviar um comentário