Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lagar de azeite da Cooperativa de Alfândega com boa campanha

O lagar de azeite é o coração da Cooperativa de Alfândega da Fé. Apesar das dificuldades, o presidente da direcção garante que na última campanha houve mais 30 associados a depositar azeitona e sublinha que a quebra ao nível da produção na cooperativa se situou nos 7 por cento, enquanto na região as perdas em termos de produção oscilaram entre os 30 e os 40 por cento. “A perda ao nível da produção foi inferior à média na região. Apesar de toda a confusão, na última campanha houve um aumento do número de associados que trouxe azeitona ao nosso lagar e isso fez com que a diminuição da quantidade de azeitona que transformámos fosse menor em relação a outros lagares”, explica o responsável.Eduardo Tavares diz mesmo que o azeite é o principal produto comercializado pela Cooperativa. Só no ano passado foram transformados cerca de um milhão e meio de quilos de azeitona.“Apesar do concelho ser conhecido pela produção de cereja, o lagar de azeite representa, actualmente, uma importância muito grande na economia da Cooperativa, representa cerca de 80 por cento do volume de negócios da Cooperativa”, garante Eduardo Tavares.Este ano, a Cooperativa faz 50 anos e há investimentos em curso para valorizar os produtos agrícolas.“Temos vindo a modernizar a cooperativa, com uma nova linha de transformação de azeite, secção de armazenamento com novos depósitos de inox, preservação de edifícios, equipada a sala de embalamento e rotulagem e estamos a reconverter algumas áreas para amendoal moderno. A amêndoa tem sido também uma aposta desta cooperativa”, salienta o responsável.
A Cooperativa Agrícola a apostar em novos investimentos para ajudar a desenvolver a agricultura no concelho de Alfândega da Fé.

Ver noticia aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário