Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Câmara Promove Aulas de Dança Contemporânea para Alunos do Secundário | Formação Ministrada pela Companhia de Dança do Norte Começa em Novembro

Estão abertas as inscrições para a formação em dança contemporânea que a Companhia de Dança do Norte –CDN- vai realizar no concelho. Trata-se de uma espécie de mini curso nesta área destinado, essencialmente, a alunos do secundário e que resulta de um protocolo estabelecido entre a CDN e a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana.

As inscrições decorrem no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé. A frequência das aulas é gratuita. Uma forma de proporcionar aos jovens do concelho um contacto dirtecto com esta arte, contribuindo para a sua formação e enriquecimento pessoal. Isso mesmo foi explicado durante a palestra e demonstração coreográfica que teve lugar no auditório da Casa da Cultura a 16 de outubro.

A ação incluiu também a apresentação do espetáculo Strange Words. Trata-se da mais recente produção da companhia que estreou em setembro durante o FAST - Festival de Anime de Santo Tirso - e está agora em digressão pelo país. O espetáculo “é uma pintura de sombras em movimento, dialética difícil entre os extremos (…) Esta criação é uma reflexão sobre a transformação de nós, os humanos, e o nosso meio.”

Através das Strange Words (Palavras Estranhas) a CDN quis tocar o público, proporcionando o contacto direto com a dança contemporânea, simultaneamente este espetáculo foi entendido como uma forma de despertar o interesse de possíveis formandos e quem sabe descobrir novos talentos. Aliás, o desenvolvimento de públicos e da própria criação artística no campo da dança contemporânea, promovendo a valorização e formação dos munícipes, foram os principais motivos que levaram a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, através da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, a celebrar o protocolo de colaboração com a CDN. Este protocolo, assinado em março de 2013, abrange os Municípios da Terra Quente e visa proporcionar formação e um contacto mais direto com esta área artística.

Recorde-se que a CDN nasceu da vontade do coreógrafo transmontano Pedro Pires, que fundou em Londres, no ano de 2007, o Código Dance Project. Após vários prémios e participação em diversos Festivais internacionais surge o convite para sediar a companhia em Macedo de Cavaleiros. Desde 2009 que está nesta cidade, terra natal de Pedro Pires. A evolução do projeto e o papel que tem desempenhado na divulgação da dança em todo o país, especialmente no norte de Portugal, conduziu à alteração da designação para Companhia de dança do Norte, em 2011.


2013-10-17 Município de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário