Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reabilitação do Regadio da Barragem da Esteveinha. Obras avançam durante este mês

Foi assinado, no salão nobre dos Paços do Concelho deAlfândega da Fé, o auto de consignação das obras de reabilitação do perímetro de rega da Barragem da Esteveinha.

A sessão contou com a presença de representantes da DGADR- Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural -, Associação de Beneficiários de Alfândega da Fé, Executivo Municipal e empresa responsável pela obra. Na altura foi relembrada a importância desta intervenção para o desenvolvimento agrícola do concelho, um dos setores com mais peso na economia local.

São cerca 270 ha que compõem este perímetro e onde predominam o olival, o cerejal, o amendoal e várias hortícolas. A requalificação deste sistema poderá vir a dar o impulso necessário ao aumento e melhoria das produções, permitindo também ganhos de eficiência na gestão de um importante recurso como é a água.

O atual sistema, já com cerca de meio século, encontra-se em avançado estado de degradação, conduzindo a muitas perdas de água e consequentemente a uma deficiente utilização da mesma. A reabilitação deste perímetro de rega vai conduzir a uma maior sustentabilidade no uso da água, evitando desperdícios e melhorando a eficiência da rega. Um investimento de cerca de 1milhão e 700 mil euros que vai beneficiar de forma direta e indireta cerca de 350 agricultores.

As obras, da responsabilidade da DGADR, devem arrancar ainda durante o mês de outubro, prevendo-se a conclusão em abril de 2014.


Ver noticia aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário