Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

domingo, 23 de setembro de 2012

“Acabou o inferno”

"Ganhámos uma alma nova , ao fim de uma vida de escravidão que durou tantos anos". Manuel do Santos Rézio, de 57 anos, e a mulher, Maria de Fátima, de 43, ainda não conseguem acreditar que estão mesmo livres: conseguiram fugir dos ‘patrões’, ao fim de 20 anos de escravatura.

O casal aproveitou a ausência dos ‘patrões’ devido às festas de Alfândega da Fé e conseguiram fugir. "Não aguentávamos mais. Ele estava sempre a vigiar tudo o que fazíamos. Nunca estávamos sozinhos, nem podíamos falar", referiu Maria de Fátima recordando-se de como tudo começou. "Fomos trabalhar para a Quinta do Zimbro (Vale da Vilariça). Depois é que ele nos levou para Valverde e aí é que começou o inferno. Fui obrigada a ir trabalhar para a zona de Logroño (Espanha) para a vindima, poda e apanha de fruta e nunca recebi dinheiro nenhum. E foi sempre sem o meu marido. Felizmente tudo acabou", acrescentou.

Ver noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário