Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

domingo, 30 de setembro de 2012

Câmara vai recuperar a Capela da Legoinha

As pinturas murais existentes na Capela de Santo Amaro, na Legoinha, vão ser restauradas. Trata-se de um importante conjunto de frescos datados, ao que tudo indica, do sec. XVI e que ocupam uma área bastante significativa da capela. A obra vai implicar também a reconstrução da Capela e insere-se num projeto mais amplo que quer fazer dos frescos existentes em cinco templos concelhios uma rota turística/cultural.

A Capela de Santo Amaro há muito que clamava por obras de restauro. Tendo em conta o valor patrimonial dos frescos descobertos em 2007 durante o trabalho de inventariação do património religioso/artístico da Diocese de Bragança /Miranda e, a atual situação de degradação que a apresenta o templo, a Câmara Municipal vai aí efetuar obras de conservação, restauro, estabilização das paredes, da cobertura e das pinturas murais garantindo a salvaguarda do edifício.

Trata-se de um investimento de mais de 125 mil euros, financiada em 90% pelo fundo do Baixo Sabor. A obra possível graças a um protocolo estabelecido entre o município e a comissão fabriqueira de Vilarchão é há muito ansiada pelos habitantes da freguesia e é entendida como um importante passo para a dinamização do turismo associado a elementos patrimoniais e históricos.

A Capela, inserida no núcleo populacional da Legoinha que, hoje em dia, está completamente desabitado, junta-se a outros locais concelhios para formar o circuito das “Pinturas da Fé”, uma rota que vai ter como elemento agregador as pinturas murais existentes nos espaços de culto concelhios. O percurso abrange a Igreja de Nª Sª da Anunciação de Valverde, a Capela de S. Geraldo de Vale Pereiro, a Capela de Nª Sª do Rosário de Sendim da Ribeira e Capela de Nª Sª de Jerusalém de Sendim da Serra, assumindo a Capela de Santo Amaro as funções de Centro Interpretativo de todo este projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário