Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Manifestação em Macedo no último dia do helicóptero do INEM

É mais uma manifestação em Macedo de Cavaleiros para defender a manutenção do helicóptero do INEM naquela cidade.A população transmontana volta a ser convocada para sair à rua, no domingo, e concentrar-se junto ao heliporto municipal.É o último dia que o meio aéreo de emergência médica vai estar no distrito.Segunda-feira será transferido para Vila Real.  “A concentração está prevista para as 15 horas e pedimos às pessoas que vão da maneira que puderem, de carro de bois, de burro ou até de carro funerário e que coloquem nas janelas e nas varandas uma tarja ou um saco de plástico preto para mostrar que estamos de luto pela saída deste meio que é muito importante para a região”, refere Ilídio Mesquita, que organizou a concentração que decorreu no dia 15 de Setembro volta a encabeçar a luta. “Queremos mostrar isso especialmente ao presidente do INEM para que perceba que o helicóptero estar em Bragança ou em Vila Real não é a mesma coisa e ele sabe isso muito bem”, acrescenta, salientando que “ele afirmou recentemente que esta deslocalização é para a poupança de 2,5 milhões de euros. Por isso, não é por razões de saúde mas pura e simplesmente economicista”.Ilídio Mesquita espera uma maior participação. “Espero que seja uma grande manifestação e inclusive que seja superior à anterior”, afirma. “Estivemos um pouco hesitantes porque estávamos à espera que saísse o resultado da providência cautelar, mas como não aconteceu avançámos com esta iniciativa”, conclui.O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela ainda não decidiu sobre a providência cautelar interposta pelos 12 autarcas do distrito de Bragança nem vai decidir pelo menos até ao dia 10 de Outubro.Ao que a Brigantia apurou ainda estão a decorrer diligências no sentido de ouvir diversas partes.O último despacho feito pelo juiz, que está a analisar o caso, tinha essa data como prazo para resposta.Só depois disso é que o magistrado poderá tomar uma decisão.
...
Com esta transferência de região, o distrito de Bragança é reforçado com três ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida), que também vão entrar em funcionamento na segunda-feira em Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa.Hoje vão ser assinados protocolos entre o INEM e os bombeiros de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor para que estas corporações passem a dispor de Postos de Emergência Médica.Vão ficar equipadas com ambulâncias do INEM e apetrechadas com desfibrilhador.
Desta forma, o distrito de Bragança será o primeiro do país a ter todos os concelhos servidos com ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Ver noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário