Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

domingo, 30 de setembro de 2012

Gebelim e Parada com nova resposta social para idosos

As antigas escolas primárias de Parada e Gebelim vão ser transformadas em lares de apoio a idosos. O concurso para a construção do lar na freguesia de Parada já está a decorrer e dentro de dias deverá abrir o concurso para o concurso para a construção do lar de apoio a idosos na freguesia de Gebelim. A construção destas infraestruturas surge na sequência da política definida pela Câmara Municipal no sentido de criar respostas de proximidade para a população mais idosa. Atendendo à realidade concelhia, com um índice de envelhecimento superior à média nacional, urge adequar as respostas sociais às necessidades e anseios da população. A construção destes mini lares, com valência de residência e apoio domiciliário surge neste sentido. Estes equipamentos vão resultar da adaptação das antigas escolas primárias das freguesias, desativadas devido à falta de alunos. Cada lar vai ter 8 quartos e 12 camas, com capacidade para 12 utentes e, simultaneamente, vai prestar serviço de apoio domiciliário.
Para além de ir ao encontro das necessidades da população mais idosas, criando as condições para que possam passar a velhice próximo de familiares e dos locais onde sempre viveram, estes equipamentos vão contribuir para a criação de postos de trabalho. Esta será também uma forma de permitir que pessoas mais jovens se fixem nas freguesias
Neste projeto a Câmara Municipal encontra como parceiras as juntas de freguesias e Associações das localidades, num investimento de cerca de 400 mil euros em cada novo equipamento, cujas obras devem iniciar até ao final deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário