Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

domingo, 30 de setembro de 2012

Dispositivo nacional de meios de emergência médica do INEM reforçado com mais 21 novos meios

O INEM vai reforçar a capacidade de resposta a situações de emergência médica com um aumento de 21 meios de socorro no dispositivo nacional de emergência médica pré-hospitalar. Este é o resultado de um conjunto de alterações que o Instituto vai introduzir a partir de amanhã, dia 1 de outubro, na sua rede de meios, com o objetivo de melhorar a acessibilidade, eficácia e eficiência do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

A reorganização dos meios que o INEM vai implementar tem por objetivo assegurar uma melhor cobertura de meios de emergência pré-hospitalar no território de Portugal continental. Para este efeito o INEM tem vindo a desenvolver um conjunto de análises e documentos técnicos, com a colaboração de peritos e de parceiros do SIEM (Autoridade Nacional de Proteção Civil e Liga de Bombeiros Portugueses), os quais foram também analisados pela Comissão de Reavaliação Rede Nacional Emergência e Urgência.

Outro dos objetivos passa por evitar a duplicação de ambulâncias do Instituto e dos seus parceiros no SIEM, relocalizando as ambulâncias do INEM com baixo número de saídas diárias ou que funcionam apenas em horário noturno. Pretende-se paralelamente aumentar a capacidade operacional desses mesmos parceiros, através do aumento do equipamento e formação para darem resposta às situações de emergência médica.

A partir do próximo dia 1 de Outubro está previsto um conjunto de alterações que se detalham:

Abertura de 15 novas ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) do INEM em Corporações de Bombeiros, criando-se um novo Posto de Emergência Médica, em: Alfândega da Fé, Aljustrel, Alpiarça, Almodôvar, Alter do Chão, Avis, Carrazeda de Ansiães, Campo Maior, Fronteira, Gavião, Góis, Monforte, Serpa, Sousel e Vila Flor.

Abertura de 5 novas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM, em modelo integrado nos Serviços de Urgência, nos seguintes locais: Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Foz Côa, Arganil e Águeda (as duas últimas no dia 1 de Novembro).

Abertura de 2 novas ambulâncias SBV operadas diretamente pelo INEM em: Aguiar da Beira (até que estejam criadas as condições dos bombeiros locais assegurarem diretamente o funcionamento desta ambulância) e Almada.

Ver noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário