Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Agricultores da Vilariça já estão “à rasca” com a seca

Depois dos problemas sentidos pela falta de água no concelho de Bragança, a seca chegou também ao vale da Vilariça.
A barragem da Burga, que abastece os concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor e Torre de Moncorvo, está apenas a 30 por cento da sua capacidade.
 
Fernando Brás, da Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça, sublinha que o problema pode ser ainda mais grave do que perder as culturas deste ano.
 
“Não sabem como vão passar o ano. E para além da produção, pode haver prejuízos vários ao nível do investimento.”
 O sector mais afectado no Vale da Vilariça é a fruticultura.
Mas a falta de água afecta também a criação de gado.
 O pasto está seco e queimado e escasseia o alimento para as ovelhas do empresário Rui Tadeu. “A questão mais central é a falta de pastos. Isto devia estar verde e está completamente seco”, sublinha. “Mas a falta de água afecta todas as plantas”, do olival à vinha.
Este criador de gado da zona da Vilariça já está a recorrer a reservas de alimentação que deveriam ser utilizadas apenas no Verão.
 
Preocupações que foram expressas à ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que este fim-de-semana passou pela região para se inteirar deste e de outros problemas do sector.

Ver noticia completa aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário