Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Alfandega da Fé e Ribeira Grande vivem situações opostas na questão da natalidade


A emigração que atinge Alfândega da Fé é o principal factor na base de uma das baixas taxas de natalidade em Portugal. Situação bem diferente é a da Ribeira Grande, nos Açores, que regista a maior taxa de natalidade do país.
A presidente da câmara de Alfândega da Fé considera que o facto de o seu concelho ser um dos que regista menor taxa de natalidade em Portugal é preocupante e espelha a situação de todo o Interior, onde as «pessoas têm de continuar a emigrar».
«Quem emigra são principalmente os jovens e os casais jovens, porque têm de procurar um futuro para as suas vidas e para a sua família», afirma Berta Nunes, que frisa que nem mesmo com os incentivos dados pela autarquia local a quem tem filhos é possível fixar a população jovem.
A autarca de Alfândega da Fé adiantou que os jovens que ficam neste concelho são pessoas que «de forma geral têm poucos rendimentos e muitas vezes têm empregos mas precários, o que é um facto que leva as pessoas a pensar duas vezes antes de ter um filho».
Cenário bem diferente é o do concelho da Ribeira Grande, nos Açores, que apresentou em 2010 a taxa de natalidade mais alta em Portugal, com 16 bebés a nascerem por cada mil habitantes, que poderão ter a ver com as boas condições de trabalho, diz o autarca local.
«Temos agricultura, indústria, pesca. Tudo faz com que seja um concelho jovem e essa juventude depois reflecte-se na taxa de natalidade», afirmou Ricardo Silva, que assinalou, contudo, que o concelho tem muitos casos de gravidezes na adolescência, em particular em Rabo de Peixe.
Contudo, para Ricardo Silva, que não liga a alta taxa de natalidade do concelho com o analfabetismo, é possível que esta taxa possa vir a diminuir no futuro por causa da crise.

Ver noticia aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário