Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Jardins ao Natural para poupar recursos

A Câmara de Alfândega da Fé vai implementar o conceito de Jardins ao Natural nos espaços públicos do concelho, com o objectivo de poupar recursos, nomeadamente água e custos de manutenção. Trata-se de um projecto apresentado como inovador que, para além de promover a sustentabilidade dos jardins, irá também contribuir para a formação de uma consciência ecológica e ambiental. O conceito Jardins ao Natural consiste na introdução de flora autóctone nos espaços verdes, mais adaptada às características da região, o que pode trazer vantagens por se tratarem de espécies mais ajustadas ao frio ou ao calor. “São espaços económica e ambientalmente mais sustentáveis, que se traduzem em jardins únicos, genuínos e intimamente relacionados com as características locais”, explicou António Crespim, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Com este projecto pretende-se ainda valorizar a flora local, tornando os espaços mais naturais e em simultâneo poupar através da redução da manutenção, no consumo de água, das emissões e da contaminação. “Além disso fomenta a participação cívica ao possibilitar o envolvimento directo dos munícipes na delineação e manutenção dos espaços públicos”, refere uma nota de imprensa da Câmara, que deseja evitar desperdícios.
Vão passar a ser usados nos espaços públicos plantas mais resistentes à seca, que precisam de menos água, substituindo as flores de jardim por arbustos da região como a urze, estevas, alecrim ou rosas silvestres. Os relvados serão substituídos por ervados. Numa primeira fase vai proceder-se ao levantamento e recolha das espécies locais e consequente propagação. A autarquia já providenciou estufas para cultivar essas plantas. Outro objectivo passa pela divulgação deste conceito junto dos privados, para que o adoptem nos seus jardins.


Ver noticia aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário