Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Associação LEQUE lança mais uma resposta social em Alfândega da Fé

A LEQUE - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, do Distrito de Bragança, foi a Associação contemplada com o Prémio EDP Barragem Solidária em 2010 e mais recentemente foi distinguida com o 1º Prémio da 2ª Edição do Prémio Manuel António da Mota. 

A associação tem como missão a promoção da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais/deficiência e suas famílias, desenvolvendo respostas que promovem o apoio psico-social, emocional, terapêutico, reabilitação e inclusão social desta população. 

A LEQUE irá desenvolver localmente mais uma resposta social em Alfândega da Fé, que consta de um Lar Residencial para pessoas com deficiência, para um público a partir dos 18 anos e um Centro de Ferias e Lazer, também para esta população. 

O Lar Residencial com Centro de Ferias e Lazer será dinamizado no Antigo Centro de Saúde da Vila, que se encontra encerrado há vários anos e que irá ter obras de remodelação para o efeito, com a parceria da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e Santa Casa da Misericórdia. 
O espaço de Férias permanente, abrirá ao público, a nível nacional, já no próximo mês de Agosto. Tem capacidade para 10 crianças/jovens ou adultos por semana, em regime alojamento e pensão completa. 

Durante o dia poderão o espaço estará preparado para fornecer actividades como a balneoterapia, asinoterapia, reabilitação psicomotora, terapia de relaxamento, oficinas variadas, Karaoke, etc. 
Em contrapartida os pais/ familiares, que assim o desejarem permanecer perto dos seus filhos, poderão usufruir de um desconto de 20% na sua estadia no Hotel e SPA de Alfândega de Fé. As incrições serão feitas por telefone ou e-mail. 

A partir do mês de Setembro, iniciará a valência de Lar Residencial, onde 10 jovens e adultos, poderão passar a residir condignamente e com todo o apoio necessário, decorrente da sua deficiência e/ou limitação. 

Estes mesmos utentes do Lar Residencial, durante o dia frequentaram o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência (CAAAPD), com serviços no âmbito da Terapia Psicopedagógica, Psicologia e Orientação, Psicomotricidade, Fisioterapia e atividades ocupacionais, tais como Oficina de Atividade Física, Oficina de Artes Criativas e Artesanato, Oficina de cozinha, Oficina de jardinagem, Oficina de cabeleireiro e estética e Oficina de música.


Ver noticia aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário