Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Crítica social e muita folia no Carnaval alfandeguense

É já no dia 19 que os foliões saem à rua, em Alfândega da Fé para comemorar o Carnaval. Este ano o desfile acontece ao domingo na sede do concelho como forma de permitir a participação de todas as freguesias no corso carnavalesco, possibilitando, assim, que o Carnaval aconteça em cada aldeia na terça – feira. Aideia é que cada freguesia traga à vila os seus usos, costumes e tradições e, claro está, a folia própria desta época festiva.

O senhor Carnaval, assim se pode chamar a quem desde sempre se tem empenhado para manter viva a tradição carnavalesca no concelho, já há muito iniciou os preparativos para este dia. Padeiro de profissão, “engenheiro” e “arquiteto” de carros alegóricos nas horas vagas, Fernando Dias continua a ser figura de proa no corso alfandeguense. Por estas horas na “oficina” instalada em sua casa ultimam-se os preparativos para a participação no desfile de domingo. Este homem é um dos principais responsáveis pela manutenção do espírito do Carnaval na sede do concelho.

A esta festa começaram a juntar-se, impulsionadas pela Câmara Municipal, também as gentes das freguesias e o carnaval ganhou o espírito e dimensão de outros tempos. Com elas trouxeram as danças e contradanças, que tradicionalmente aconteciam nesta época em alguns pontos do concelho, mas também a sátira e crítica social tão própria de carnavais populares.

Com início às 15.00, o desfile promete não deixar fugir temas da actualidade brincando, mas ao mesmo tempo alertando para estas situações. Daí que há quem já tenha “alugado” uma ambulância para efectuar o transporte de doentes, sem cobrar um tostão. 

Este vai ser uma das temáticas abordadas por uma das freguesias participantes no desfile.


Ver noticia aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário