Bem vindos ao blogue dedicado ao concelho de Alfândega da Fé, quem quiser contribuir com fotos e informações façam para o mail: sandramcrocha@sapo.pt

Direitos de Autor
Nenhuma fotografia deste site pode ser reproduzida sem a prévia permissão do autor. Todas as fotografias estão protegidas pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março.
Quando as fotos não são da minha autoria, estão autorizadas pelo seu dono e é colocado o nome.
Uma vez que parte das fotografias foram feitas em locais públicos mas sem autorização dos intervenientes, se por qualquer motivo não desejarem que sejam divulgadas neste blog entrem em contacto comigo e serão retiradas de imediato.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gente da Minha Terra - Chefe Marco Gomes



Culinária - Feijoada de lebre - Praça da Alegria



Após sete anos desta aventura fantástica a que dei corpo, o Foz Velha, mantenho hoje, como então, a mesma vontade, a mesma força, o mesmo querer. De fazer bem, de proporcionar bem-estar, de acolher quem me visita, enfim, de dar prazer.


Mas a gastronomia é também evolução, é descoberta, é arrojo, é vontade de ir mais longe, não pode parar. Por isso não paro, quero experimentar, descobrir, comparar.


A minha vida é também uma viagem saborosa por paladares de outras terras, de outras gentes e de outras culturas. Seja percorrendo este nosso país de que tanto gosto e de que me orgulho, seja viajando por esse mundo fora, sempre que posso. Em busca do que por lá se faz, de novos sabores, de outras ideias, mas também levando um pouco da nossa terra, partilhando o saber e a experiência, trocando opiniões, provando e dando a provar.


E regresso sempre mais rico, mais preenchido, com mais conhecimento. Será que é melhor o que se faz lá fora? É diferente...e é bom conhecer.


De regresso, não dispenso uma fugida a casa de meus pais, à terra que me viu nascer e crescer. É à caça, no monte, com meu pai, entre dois tiros e um chouriço grelhado, azeitonas e fatias de pão, e em casa, com minha mãe, a bater-me com uma alheira e uns nacos de carne grelhados e o aroma das batatas cozidas no pote de ferro, bem regadas de azeite do nosso, é ali que procuro nunca esquecer as origens e o saber que fui bebendo no seio da família.


É esse saber, essa experiência, esse contacto umbilical que me mantém ligado à terra e aos meus antepassados, que procuro transportar aqui para o Foz Velha, para os meus clientes, para quem me visita.


Clientes que cada vez mais se transformam em amigos, com quem gosto de partilhar experiências. E de repartir os sabores e texturas que vou construindo, também com a ajuda e dedicação de uma equipa de trabalho jovem que me acompanha nesta aventura.


De tempos a tempos a ementa vai mudando, vou trabalhando novos produtos e respeitando a sazonalidade de alguns outros. Espero que gostem e que voltem sempre, estamos cá para vos receber.


Marco Gomes


Fonte: Foz Velha


Todas as semanas trago para aqui a receita do nosso chefe da rubrica de culinária da Praça da Alegria.

Sem comentários:

Enviar um comentário